Últimas Notícias:
×

Governo português tem trabalhado para “criar condições” para a retoma dos voos Lisboa – Panamá

 

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que o Governo português tem trabalhado para “criar condições” para que sejam retomados os voos entre Lisboa e a Cidade do Panamá, que a TAP suspendeu em finais de Março de 2016.

“Nós temos trabalhado, no plano da política externa, e respeitando naturalmente as decisões empresariais, para criar condições para que essa rota seja retomada”, disse Augusto Santos Silva após uma reunião recente com a vice-presidente e ministra das Relações Exteriores do Panamá, Isabel de Saint-Malo, para discutir questões políticas, económicas, sociais e culturais.

A posição assumida pelo ministro português é vista “com muito bons olhos” pela vice-presidente do Panamá, que considera haver “muito potencial para a existência de trocas mútuas não só turística, mas também económicas e comerciais”.

De recordar que a TAP suspendeu em 2016 as ligações para Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá e Manaus, no Brasil, lançadas no verão de 2014.

A TAP iniciou a 1 de julho de 2014 a rota Lisboa – Bogotá – Panamá – Lisboa, mas, segundo informações disponibilizadas na altura, a rota nunca foi rentável, o que motivou a sua suspensão.

Uma das razões apresentadas pela falta de rentabilidade da rota prendia-se por razões técnicas – já que o A330 que servia este voo não podia voar directamente de Bogotá para Lisboa devido à altitude da capital colombiana e obrigava a uma paragem de reabastecimento –, a TAP optou na altura por fazer uma escala no Panamá (no regresso a Lisboa). Fontes na altura indicavam que esta paragem fosse mais um motivo para gerar tráfego local para a Europa, uma vez que não existiam um número de passageiros suficiente. Essa limitação viria a tornar esta rota mais cara.