Segundo a publicação especializada em aviação “Flight Global”, David Neeleman, anunciou que a TAP Air Portugal vai encomendar o novo Airbus A321XLR, poucas horas depois da Airbus ter apresentado o seu novo avião no salão aeronáutico de Paris.
A TAP poderá converter algumas das suas encomendas de A321LR por XLR.
“Se ainda tivermos alguns A321LR disponíveis, tomaremos alguns XLR”, disse e, ainda segundo a mesma notícia, que acrescenta que Antonoaldo Neves, CEO da TAP, na mesma ocasião disse que a TAP avalia começar conversações com a Airbus sobre uma potencial conversão [da ordem de LR para XLR], mas que ainda não concretizou essa intenção.
Segundo a mesma publicação, Neeleman destacou que com o A321XLR, que só deverá estar disponível em 2023, a TAP poderá voar de Portugal para destinos como Chicago, nos Estados Unidos, e Salvador, no Brasil, que estão para além do alcance do LR.
A TAP já conta com dois A321LR na sua frota e deverá receber mais dois no fim do ano e aumentar para dez em 2020 e 14 em 2021, indicou Antonoaldo Neves que avaliou que o LR é um “fantástico avião para a TAP”, mas que com o XLR a companhia poderá ir mais longe.
Segundo a Airbus, o seu novo avião poderá fazer voos de até 4.700 milhas náuticas (cerca de 8.700 quilómetros), mais 15% que o LR.
O Airbus A321XLR, que vai oferecer uma eficiência de combustível imbatível com alcance extra longo, capaz de voar até 4.700nm.
Disponível a partir de 2023, o A321XLR contará com as mais recentes comodidades de cabine AirspaceByAirbus para a melhor experiência de viagem em classe com compartimentos de bagagem 40% maiores e conectividade total, enquanto consome 30% menos combustível por assento do que as aeronaves da geração anterior.