O BelugaXL recebeu a sua certificação de tipo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), abrindo caminho para a entrada ao serviço no início de 2020.
A aeronave é parte integrante do sistema industrial da Airbus e um facilitador essencial para os requisitos de aceleração da produção para além de 2019.
O BelugaXL permite um aumento de capacidade em 30%, sendo sete metros mais longo que o seu antecessor BelugaST.
Com o maior compartimento de carga do mundo, o BelugaXL pode transportar duas asas de A350 XWB em comparação com o BelugaST, que só pode transportar uma.
Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o BelugaXL tem um alcance de 4.000 km (2200 nm).
A aeronave recebeu o seu selo de aprovação após um teste de voo.
No total, seis aeronaves serão construídas entre 2019 e 2023, substituindo gradualmente a atual frota de transportadores BelugaST.
Lançado em novembro de 2014, o BelugaXL é baseado num A330-200 Freighter, com uma ampla gama de componentes e equipamentos existentes, o BelugaXL é alimentado por motores Rolls Royce Trent 700.
A cabine do piloto rebaixada, a estrutura do compartimento de carga e a cauda foram desenvolvidas em conjunto com os parceiros, dando à aeronave uma aparência distinta.
O BelugaXL é a mais recente adição ao portfólio de transporte da Airbus. Embora o transporte aéreo ainda seja o principal método de transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também usa transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para transportar as peças entre os seus locais de produção.
Como o BelugaST, a aeronave irá operar em 11 destinos na Europa.