Como o Kiosque da Aviação tinha anunciado no dia 4 de janeiro (VER NOTÍCIA), a Portugália Airlines vai passar a fazer voos charter contratados ao Grupo TAP, anunciou hoje a companhia de aviação portuguesa.
“O Grupo TAP amplia a oferta no mercado de fretamento de aviões comerciais, estando a potenciar a especialização da Portugália Airlines, que integra o Grupo, nesta área de negócio”, começa por dizer um comunicado da transportadora.
O comunicado indica que “a Portugália opera já todos os seus voos para a TAP, passando agora a disponibilizar todo o seu know-how nesta área de fretamento ao mercado em geral” e apesar da integração da Portugália no negócio dos charters, a TAP sublinha que “continuará também a analisar todas as oportunidades de fretamento de aviões da sua frota”
A Portugália Airlines, que começou a voar em 1990 e é detida a 100% pelo Grupo TAP desde 2007, opera sob a marca TAP Express. A sua frota é composta por nove aviões Embraer 190, com 106 lugares, e quatro aviões Embraer 195, com 118 lugares.
O operador turístico português Viajar Tours é uma das empresas que já tem contratada uma operação charter de Verão com voos Portugália Airlines, de Lisboa para Olbia e do Porto para Cagliari.
O negócio do fretamento consiste em entregar “ao cliente o avião pronto a voar, cobrindo todos os custos relativos à operação dos voos”, indica o comunicado, destalhando que inclui “avião, tripulação, manutenção, seguro, combustível, ground handling de passageiros, carga e correio (custos de carregamento e descarregamento), autorizações de sobrevoo, autorizações de aterragem, catering e todos os outros custos operacionais, incluindo o seguro para o avião”.
Os serviços charter são fornecidos “para séries de voos e voos Ad-Hoc, chegando a vários segmentos”, acrescenta a companhia, indicando que são contratados por operadores turísticos ou, no caso dos voos Ad-Hoc, por empresas na área de “Incentivos, Viagens de Negócios, Eventos, Feiras, Desporto (deslocações para desportistas, clubes), grupos privados, etc”.
O Grupo TAP disponibiliza a contratação de voos charter directos à partida de Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Terceira e Ponta Delgada. Os seus serviços também incluem “uma plataforma de gestão integrada, o Flycharters, disponível para o trade (operadores e agentes de viagens) que permite autonomizar vários serviços, como a inserção automática de nomes, o Split de PNRs para permitir agrupamento de famílias, a inserção automática de bilhete de charter ou a abertura de web check-in” a 36 horas da partida.
Os serviços da companhia neste mercado também incluem “emissão de cartão de embarque e Seating e Reseating, sendo oferecidos, como serviços adicionais, dos voos charter, refeições diferenciadas (por exemplo em charters de empresas ou clubes de futebol) ou a customização de interiores/dressing (por exemplo colocação de cabeceiras, almofadas e/ou mantas personalizadas)”.