De acordo com uma notícia publicada no Presstur, a TAP transportou de/para e dentro de Portugal praticamente tantos passageiros quanto as duas maiores low cost europeias juntas, de acordo com dados divulgados pela ANAC, que dão à TAP uma quota do total de passageiros de 33,9% enquanto para a Ryanair e a easyJet indicam 21,3% e 12,7%, respectivamente.
Estes dados referem-se ao segundo trimestre e mostram que a liderança da TAP deve-se à sua posição no Aeroporto de Lisboa, onde foi a transportadora em que viajaram metade dos passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto da capital portuguesa, com uma quota de 50% do total face a 12% da Ryanair e 6% da easyJet Europe.
A contribuir para a liderança da TAP no trimestre também esteve ser a nº 1 no Funchal, com 31% do total de passageiros, enquanto a Ryanair não opera neste aeroporto e a easyJet Europe teve uma quota de 24% e a easyJet Airline, 2%.
A posição da Ryanair, por sua vez, baseou-se principalmente nos aeroportos do Porto, onde liderou com 31% do total de passageiros no período, e Faro, onde também foi líder, com uma quota de 32%.
Além destas posições, a Ryanair foi nº2 em Lisboa, com 12% do total de passageiros, e 3ª em Ponta Delgada, com 23%.
Já a easyJet, teve que se contentar com o último lugar do pódio, embora cotando-se como a segunda maior companhia nos aeroportos do Porto, de Faro e do Funchal.
No Porto e em Faro, a easyJet teve em ambos uma quota de 16% do total de passageiros, atrás da Ryanair (31%), mas à frente da TAP (12%), na Invicta, e 12% no aeroporto do Algarve, onde a TAP foi apenas 7ª, com 5%.
No Funchal, a quota da easyJet Europe atingiu 24%, a que há que somar 2% da easyJet Airline.
A sua pior classificação foi mesmo em Lisboa, onde foi 3ª maior no trimestre, com 6% do total de passageiros no período.
Estes dados permitem calcular que a TAP transportou de/para Lisboa cerca de 890 mil passageiros no segundo trimestre, mais cerca de 676 mil que a Ryanair e mais cerca de 783 mil que a easyJet.
No Porto, a líder Ryanair transportou cerca de 283 mil passageiros, mais cerca de 137 mil que a easyJet Europe e mais cerca de 173 mil que a TAP.
Em Faro, a Ryanair liderou com cerca de 166 mil passageiros, mais cerca de 104 mil que a easyJet e mais cerca de 140 mil que a TAP.
Já no Funchal foi a TAP que liderou com cerca de 94 mil passageiros, mais cerca de 21 mil que a easyJet, e em Ponta Delgada a líder foi a Azores Airlines, com cerca de 83,5 mil, seguida pela SATA, com cerca de 78,6 mil, e só depois a Ryanair, com 56,5 mil, que é mais do dobro da TAP, que teve cerca de 27 mil.