A Airbus anunciou que a Etihad Airways assinou uma Carta de Intenção, durante o Singapore Airshow 2022, para sete cargueiros A350F para adicionar à sua frota existente de cinco versões de passageiros A350-1000.
A Etihad também selecionou o Flight Hour Services (FHS) da Airbus para apoiar toda a sua frota de A350. “A Etihad tem o prazer de estender o nosso relacionamento com a Airbus para incluir esta aeronave notável como parte da nossa frota de cargueiros para o futuro”, disse Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad Aviation Group.
“À medida que as nossas operações de carga continuam a ter um desempenho superior e trabalhamos para um futuro mais sustentável, construído com base na frota mais jovem e com maior eficiência de combustível do mundo, a adição do A350F desempenhará um papel fundamental na condução da nossa estratégia de carga de longo prazo e no alcance dos nossos objetivos de 2035. objetivo de reduzir as emissões de CO₂ em 50%.”
“Temos o prazer de assinar este acordo com o nosso parceiro de longa data Etihad, pouco antes desta companhia aérea mais exigente também introduzir o serviço de passageiros do A350. Obrigado Etihad por endossar a natureza revolucionária do novo A350F”, disse Christian Scherer, diretor comercial e diretor internacional.
“O único cargueiro grande de nova geração do mundo será inigualável no seu segmento de mercado em termos de alcance, consumo de combustível e economia de CO₂.”
Como parte da família de longo alcance mais moderna do mundo, o A350F oferece um alto nível de semelhança com as versões de passageiros do A350. Com capacidade de carga útil de 109 toneladas, o A350F pode servir todos os mercados de carga. A aeronave possui uma grande porta de carga no convés principal, com comprimento e capacidade de fuselagem otimizados em torno dos paletes e contêineres padrão da indústria. Mais de 70% da estrutura do A350F é feita de materiais avançados, resultando em um peso de descolagem 30 toneladas mais leve e gerando pelo menos 20% menos consumo de combustível e emissões em relação ao seu atual concorrente mais próximo.
O A350F responde na totalidade aos padrões aprimorados de emissões de CO₂ da ICAO que entrarão em vigor em 2027.
Até o momento, o A350F ganhou pedidos e compromissos firmes para 29 aeronaves de 5 clientes. O A350F responde à onda iminente de substituições de grandes cargueiros e aos requisitos ambientais em evolução, moldando o futuro da carga aérea.
O A350F será equipado com a mais recente tecnologia e motores Rolls-Royce Trent XWB-97 com baixo consumo de combustível.