A Emirates anunciou um pedido firme de 5 novos aviões cargueiros Boeing 777-200LR, com 2 unidades a serem entregues em 2024 e as 3 unidades restantes em 2025.
O acordo, avaliado em mais de 1,7 bilhões de dólares a preços de tabela, eleva a carteira total de pedidos da companhia aérea para 200 aeronaves de fuselagem larga.
HH Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e executivo-chefe da Emirates Airline and Group, disse: “A Emirates está a investir em novos cargueiros para que possamos continuar a dar resposta à procura por parte dos nossos clientes com as mais recentes aeronaves com baixo consumo de combustível. Este pedido reflete a confiança da Emirates na procura pelo transporte de carga aérea e no crescimento geral do setor de aviação. Ele estabelece as bases para o nosso crescimento contínuo, impulsionado pelo alcance da nossa rede global diversificada, a infraestrutura de manuseio avançada no nosso hub no Dubai e as soluções de transporte personalizadas que a Emirates desenvolveu para servir as diversas necessidades dos nossos clientes.”
Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, disse: “Valorizamos a confiança que a Emirates depositou repetidamente na sua frota de cargueiros totalmente Boeing. A expansão da frota da Emirates com esses 777 Freighters com baixo consumo de combustível permitirá à companhia aérea dar resposta à crescente procura do mercado de carga, transportando mercadorias com rapidez e eficiência da origem ao destino no Médio Oriente e em todo o mundo”.
No Dubai Airshow de novembro passado, a Emirates anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para expandir a sua capacidade de carga aérea, incluindo 2 novos 777Fs que já se juntaram à frota da Emirates em 2022, e planeia converter 10 Boeing 777-300ERs em aeronaves cargueiras.
O trabalho de conversão da aeronave está programado para começar em 2023. A Emirates foi o cliente de lançamento do cargueiro Boeing 777. Desde então, a versátil aeronave tornou-se essencial para as operações da companhia aérea, operando missões programadas e charter para destinos em seis continentes.
O alcance e as capacidades de carga útil do 777-F permitem que a Emirates transporte com eficiência remessas sensíveis ao tempo e à temperatura da origem ao destino – sejam mercadorias críticas, produtos frescos, medicamentos, animais de estimação, carros ou cavalos de corrida campeões.
Atualmente, a Emirates opera uma frota de 11 cargueiros Boeing 777, além da capacidade de carga da sua frota de aeronaves widebody 777 e A380 de passageiros.