De acordo com o site de notícias de aviação Aeroin, a história do Airbus A350 na Azul poderá ser bastante curta.
A noticia publicada remete para as informações provenientes do sector. A companhia aérea poderá realizar o phase-out da aeronave ainda este ano.
Inicialmente os A350 foram encomendados em 2016 e suspensa a sua compra em 2017. Posteriormente, os modelos acabaram por integrar a frota da Hong Kong Airlines, subsidiária do chinês HNA Group, que era um dos principais acionistas da empresa brasileira.
Problemas internos na HNA Group e a Covid-19 fizeram com que a empresa chinesa devolvesse as aeronaves, tendo a Azul optado por integrar as aeronaves na sua frota.
A Azul acabou por receber o primeiro Airbus A350 em setembro de 2022. A aeronave passou por meses de testes e formação das tripulações nos aeroportos brasileiros de Viracopos em Campinas e Salgado Filho em Porto Alegre.
Em dezembro o A350 iniciou as operações comerciais para Orlando e posteriormente para Paris.
No entanto, a companhia estará a verificar um custo elevado nas operações da aeronave, segundo as fontes que informaram o AEROIN.
De recordar que a TAP inicialmente tinha uma encomenda para 12 unidades A350, mas o negócio acabou por ser convertido para modelos da família A320neo e A330neo devido aos custos de operação. De uma forma geral, os A350 só são mais rentáveis e mais eficientes do que os A330neo em voos superiores a 11 horas de duração.
Segundo o Miguel Frasquilho, antigo chairman da TAP “Os Airbus A350 não foram uma boa escolha para a TAP. Só precisariam desta aeronave se quisessem voar para a China ou para o Japão. Mas, para o Brasil e para a América do Norte, não fazem falta”.
Agora, como mais recente atualização do inventário do site Planespotters, os A350 com os números de série 187 e 153, que na Azul deveriam ter matrículas PR-AOX e PR-AOZ, passaram a constar como futuras aeronaves da frota da Iberia.
O Aeroin indica que entrou em contato com a companhia para esclarecimentos sobre o assunto, e a Azul esclareceu “que está sempre olhando oportunidades de frota e qualquer mudança divulgaremos num momento oportuno”. Ou seja, a companhia não confirma e nem nega, mas optou por uma resposta padronizada.