O Intrepid Museum divulgou que o Concorde que está instalado num porta-aviões na margem do Rio Hudson em Nova Iorque foi retirado temporariamente do seu local de exibição para ser restaurado no estaleiro Brooklyn Navy Yard, no sul de Manhattan.
A aeronave foi transportada através de uma balsa pelo rio Hudson.
Witness #Concorde return to the skies as it readies for its journey to undergo restoration at Brooklyn Navy Yard until spring 2024! #IntrepidMuseum pic.twitter.com/DS01fSq8es
— Intrepid Sea, Air & Space Museum (@IntrepidMuseum) August 9, 2023
De acordo com o museu o Concorde vai ser totalmente repintado com as mesmas cores.
Os trabalhos de restauração estão programados para terminarem até ao final desde ano, devendo o modelo regressar ao seu local de exposição até ao segundo trimestre de 2024.
O Concorde pertencente ao Intrepid Museum, que voava com a matrícula G-BOAD, foi o quarto modelo do tipo produzido pela Aérospatiale (atual Airbus) e a BAC (atual BAE Systems). O modelo chegou ao museu em 2003, dias depois de realizar o seu último voo entre o aeroporto de Heathrow, em Londres, e o JFK, em Nova Iorque.
Boeme curador do Intrepid Museum, Eric Boeme, relatou em entrevista ao The New York Times que a restauração no Concorde é necessária para manter o avião bonito e protegê-lo das intempéries climáticas de Nova York.: “Nova Iorque é absolutamente o pior ambiente para expor um avião. Temos água salgada, temos clima severo e ventos fortes que agitam o rio mesmo quando não é um furacão. O avião precisa de cuidados constantemente. Tem que ter uma repintura completa não apenas para torná-lo bonito, mas para protegê-lo estruturalmente”.