A ANAC informa que irá existir amanhã, dia 21 de dezembro, uma interdição do uso de drones nas zonas de controlo (CTR´s) estabelecidas para a prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo nos Aeroportos Nacionais.
De recordar que esta medida é uma resposta às notícias que têm circulado no dia de hoje, onde o movimento dos coletes amarelos pediu a alguns dos manifestantes que colocassem drones a circular junto do aeroporto da capital para interromper tráfego aéreo, amanhã
O Movimento Coletes Amarelos Portugal pediu, através de um grupo de WhatsApp, que sejam postos a circular drones perto do aeroporto de Lisboa, para interromper o tráfego aéreo. A ideia é fazer algo semelhante ao que aconteceu esta quarta-feira no aeroporto de Gatwick, em Londres.
“Já estão os drones a circular em Inglaterra, no aeroporto. Quero ver o mesmo a acontecer aqui em Portugal. Quero ver os drones no ar aqui no aeroporto para a gente parar isto tudo”, afirmou um membro do grupo de um grupo de WhatsApp onde se prepara a manifestação desta sexta-feira.
“Bora pessoa, vamos pôr os drones no ar”, pede um dos elementos com grande entusiasmo.
Interdição do uso de drones
Nas CTR´s estabelecidas não é possível efetuar o voo de sistemas de aeronaves não tripuladas (DRONES):
Período: das 07:00h de 21 de dezembro até às 19:00h de 21 de dezembro de 2018.
Os operadores de Drones devem consultar a informação aeronáutica publicada numa fonte oficial.
Os operadores remotos são responsáveis por consultar os NOTAM´s em vigor, incluindo verificar qualquer alteração aos mesmos, no site oficial de informação aeronáutica gerido pela NAV E.P.:
https://nav-pt.ead-it.com/fwf-navportugal/public/static/home.faces
Os operadores drone devem fazer uso do ficheiro “CTR.kmz” para planear os voos drone de modo a evitar os espaço aéreo controlado da superfície e até ao limite máximo das zonas de controlo.