Está para breve a chegada do segundo A320neo para a Azores Airlines, trata-se do futuro CS-TSM “Natural”.
Falta saber depois quanto tempo demorará para ser certificado pela ANAC.
Esta terça-feira, 6 de fevereiro, a aeronave com a matrícula de testes F-WWTU e número de série 11889, realizou dois voos de testes, um de 45 minutos e o segundo, de aceitação, com uma duração de 22 minutos.
A Azores Airlines recebeu o seu primeiro A320neo “Pure” no dia 7 de novembro de 2023, tendo realizado o primeiro voo comercial só a 24 de janeiro de 2024. Tempo esse que obrigou a companhia a recorrer a ACMI´s para garantir a sua operação regular e charter.
De referir que todos os 3 modelos A320 ceo da companhia vão entrar faseadamente em processo de phase-out.
Os novos A320neo irão servir as rotas para o Pico e Faial e operar rotas de longo curso como é o caso de Montreal, Bermudas e possivelmente Boston, pontualmente.
Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:
CS-TKP – 20 anos
CS-TKK – 18 anos
CS-TKQ – 18 anos
Depois da entrada ao serviço deste segundo A320neo fica a faltar um Airbus A321XLR.
A título de curiosidade, no dia 20 de setembro de 2023, durante um dos voos de teste o A321XLR, com a matrícula F-WWAB, voou entre Madrid e Ponta Delgada, para efetuar uma escala durante cerca de três horas no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada, para que um grupo de trabalho da SATA pudesse visitar a aeronave.
O A321XLR terá um alcance máximo previsto para cerca de 4.000 milhas náuticas (7.400 km).
Quando o processo de phase-out dos A320ceo estiver concluída, a companhia deverá ficará com uma frota composta por 8 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF), 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ) e 1 A321XLR (CS-TS?)