O segundo A320neo da Azores Airlines, com a matrícula CS-TSM “Natural” iniciou esta sexta-feira, 29 de março, a sua operação comercial.
A aeronave realizou durante a manhã um voo de posição entre Lisboa, onde esteve a aguardar a certificação por parte da ANAC, e Ponta Delgada.
O primeiro voo comercial foi o S4124 entre o Aeroporto João Paulo II e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Ainda durante o dia de hoje a aeronave vai realizar os voos S4127 e S4128 – LIS – PDL – LIS.
De acordo com a programação, para este sábado, 29 de março o CS-TSM vai operar:
S4 121 – LIS – PDL
S4 124 – PDL – LIS
S4 127 – LIS – PDL
S4 128 – PDL – LIS
O momento da primeira descolagem, em Ponta Delgada, foi capturada pela objetiva do Spotter Diogo Costa:
Com a chegada deste A320neo, a companhia deverá operar até 2025 com dois “Natural”, uma vez que o CS-TKQ só realizará o seu phase-out nessa data.
Com tecnologia de última geração, o Airbus A320neo representa um salto significativo em termos de eficiência operacional e consequente redução do impacto ambiental. Graças aos seus motores de última geração (High-Bypass) e tecnologia aerodinâmica (asas Airbus Sharklets™) o novo Airbus A320neo, da Azores Airlines, permitirá uma redução de consumo de combustível na ordem dos 20%, redução de emissões de gases e ruídos, custos operacionais mais baixos e maior capacidade de carga, quando comparado com aeronaves da geração anterior.
A nova aeronave está configurada para transportar até 168 passageiros. No interior da cabine predominam os tons de azul, do céu e do mar dos Açores, um universo cromático que prevalece na marca SATA Azores Airlines.
A cabine foi personalizada pensando-se em todos os detalhes, dos assentos às anteparas que separam as diferentes áreas. Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, foi cuidadosamente estudado um esquema de iluminação e de sons de cabine, que pretendem trazer um pouco do pulsar dos Açores para dentro das aeronaves da companhia.
A Azores Airlines recebeu o seu primeiro A320neo “Pure” no dia 7 de novembro de 2023, tendo realizado o primeiro voo comercial só a 24 de janeiro de 2024.
De referir que todos os 3 modelos A320 ceo da companhia vão entrar faseadamente em processo de phase-out.
Os novos A320neo irão servir as rotas para o Pico e Faial e operar rotas de longo curso como é o caso de Boston, Cabo Verde, Montreal e Bermudas.
Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:
CS-TKP – 20 anos
CS-TKK – 18 anos
CS-TKQ – 18 anos
Depois da entrada ao serviço deste segundo A320neo fica a faltar um Airbus A321XLR.