Este sábado, 6 de abril, um Airbus A340 da empresa suíça Edelweiss quase voltou a tocar a pista durante a decolagem, poucos segundos após ter começado a ganhar altura.
As informações partilhadas pelo The Aviation Herald indicam que o avião envolvido neste incidente é o A340-300 com a matrícula HB-JMF:
Visuals from Runway 16 of Zurich Airport (ZRH/LSZH), where an Edelweiss Airbus A340-300 aircraft (HB-JMF) lost height during take-off, to a point of almost touch- down on April 6, 2024.
The cockpit of flight WK24 to Cancun (CUN) managed to regain altitude without any further… pic.twitter.com/xWT4EimjMK
— FL360aero (@fl360aero) April 7, 2024
A aeronave estava a descolar pela pista 16 do Aeroporto de Zurique, Suíça, no voo WK24 para Cancun, México, às 13h04 do horário local, mas, depois que a aeronave fez o rotate (elevação do nariz para aumentar a sustentação e sair do solo) e ganhou um pouco de altura, afundou de volta em direção à pista, quase tocando novamente o solo perto do final da pista, antes de subir em segurança.
De acordo com informações preliminares, foi aberta uma investigação sobre a descolagem, suspeitando-se de uma rajada de vento de cauda.
A companhia aérea informou que viu o vídeo deste “unschöner Start” (decolagem desagradável), e que aguarda a chegada da tripulação de Cancun para analisarem em conjunto e avaliar os dados do voo.