A Airbus recebeu um pedido firme para um Airbus A330 MRTT Multi-Role Tanker Transport da OCCAR, a organização europeia para a gestão de programas cooperativos de armamento.
O pedido, que a OCCAR fez em nome da Agência de Aquisições e Apoio da NATO (NSPA), segue a decisão de Luxemburgo de maximizar a sua participação no programa Multinacional MRTT Fleet (MMF) com um aumento significativo de 200 para 1.200 horas de voo.
A aeronave faz parte das três opções adicionais originalmente incluídas no contrato e aumentará a frota do MMF para nove aeronaves.
Este novo pedido surge após a entrega bem-sucedida das duas primeiras aeronaves, com treino e atividades operacionais já realizadas.
As aeronaves adicionais irão proporcionar uma maior disponibilidade da frota MMF, permitindo que outras nações da NATO possam ver atendidas as suas necessidades de reabastecimento ar-ar, transporte estratégico e evacuação médica.
O programa MMF é financiado pela Holanda, Luxemburgo, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Checa, que têm o direito exclusivo de operar aeronaves de propriedade da NATO em regime de pooling, um excelente exemplo de colaboração de defesa operacional europeia.
A aeronave será configurada para reabastecimento em voo, transporte de passageiros e carga e operações de evacuação médica.
A Agência Europeia de Defesa (EDA) iniciou o programa de MMF em 2012. A OCCAR faz a gestão na fase de aquisição de MMF como Agente de Execução do Contrato em nome da NSPA. Após a fase de aquisição, a NSPA será responsável pela gestão completa do ciclo de vida da frota.
O A330 MRTT combina a tecnologia avançada de um avião-tanque de nova geração com a experiência operacional registada durante mais de 200.000 FH em serviço. O A330 MRTT é interoperável com receptores em todo o mundo e oferece verdadeiras capacidades multi-funcionais, conforme comprovado durante o recente MEDEVAC e missões estratégicas de transporte relacionadas à pandemia COVID-19.