O Airbus A320neo CS-TSK da Azores Airlines deverá iniciar esta 4ª feira, 24 de janeiro, os voos comerciais.
De acordo com o planeamento a aeronave deverá operar os voos:
S4121 – Lisboa – Ponta Delgada
S4124 – Ponta Delgada – Lisboa
S4127 – Lisboa – Ponta Delgada
S4128 – Ponta Delgada – Lisboa
De recordar que a Azores Airlines recebeu no dia 7 de novembro de 2023 esta aeronave.
Recentemente foi anunciado que a Azores Airlines vai ter três novos aviões ao serviço até 2025 e a substituição da frota regional da SATA Air Azores encontra-se em fase de análise e de estudo.
“Na Azores Airlines, nós temos um A320neo que está em fase final de certificação. Vamos receber, no primeiro trimestre, um outro A320neo e, para o ano [2025], receberemos um A321XLR. E ficamos com a frota revista na parte da Azores Airlines”, disse Teresa Gonçalves.
O segundo A320neo para a SATA Azores Airlines já surgiu completamente montado e pintado nas instalações da Airbus em Toulouse.
O futuro CS-TSM, batizado de “Natural”, a mesma livery do atual CS-TKQ, vai brevemente iniciar os testes de solo e voo antes de ser entregue à companhia.
A aeronave, com o número de série 11889, irá realizar os voos de teste com a matrícula F-WWTU.
De referir que todos os 3 modelos A320 ceo da companhia vão entrar faseadamente em processo de phase-out, para ser iniciado o processo de phase-in dos dois A320neo.
Os novos A320neo irão servir as rotas para o Pico e Faial e operar rotas de longo curso como é o caso de Montreal, Bermudas e possivelmente Boston, pontualmente.
Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:
CS-TKP – 20 anos
CS-TKK – 18 anos
CS-TKQ – 18 anos
No dia 20 de setembro de 2023, durante um dos voos de teste o A321XLR, com a matrícula F-WWAB, voou entre Madrid e Ponta Delgada, nos Açores, tendo antes efetuado uma aproximação ao Aeroporto de Santa Maria, também nos Açores.
A aeronave realizou uma escala durante cerca de três horas no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada, para que um grupo de trabalho da SATA pudesse visitar a aeronave.
O A321XLR terá um alcance máximo previsto para cerca de 4.000 milhas náuticas (7.400 km).
Quando o processo de phase-out dos A320ceo estiver concluída, a companhia ficará com uma frota composta por 8 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF), 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ) e 1 A321XLR (CS-TS?)
Em relação à companhia SATA Air Açores, a responsável adiantou que a empresa está “a fazer agora o estudo de substituição da frota, começando pelos [aviões Dash] Q200”.
As aeronaves mais antigas na companhia são os dois Dash Q200, o CS-TRB ‘Graciosa’ (com o número de série 476) e o CS-TRC ‘Faial’ (com o número de série 480).