Com a entrada em funcionamento do aeroporto Willy Brandt (antigo chanceler alemão, 1969-1974) – ou BER como também será chamado, chega a altura do aeroporto de Tegel encerrar as suas operações.
Um Airbus A350-900 da Lufthansa está a realizar o voo especial LH1955 entre o aeroporto Tegel e Munique, para assinalar a data e agradecer todos estes anos de serviço.
Beautiful aircraft on a beautiful vintage airport – first landing of @lufthansa @Airbus #A350 at @berlinairport #Tegel just now, less than two hours before its closing #avgeek pic.twitter.com/EsiZUBOKz1
— Andreas Spaeth (@SpaethFlies) November 7, 2020
Apesar de hoje ser o encerramento oficial, este domingo a Air France vai operar um último voo especial AF1235 entre Tegerl e Paris Charles de Gaulle.
De recordar que no dia 31 de outubro foi inaugurado o novo aeroporto de Berlim, numa inauguração com oito anos de atraso, custos multimilionários e expetativas de baixo tráfego por causa da pandemia de covid-19.
A inauguração do aeroporto Willy Brandt foi feito sem cerimónias de abertura.
Como estava inicialmente programado a inauguração do aeroporto deu-se com duas aterragens simultâneas, de um avião Lufthansa e outro da easyJet, e recebidos com o tradicional canhão de água.
Poderá recordar a cerimónia a partir de 1:20:00:
A inauguração, inicialmente prevista para maio de 2012, teve de ser adiada sete vezes, o que gerou aumento de custos.
Inicialmente – quando a construção teve início em 2006 – foram calculados custos de 2.000 milhões de euros, mas, após sucessivos adiamentos, devido a várias falhas de construção, o preço final aumentou 225%, para 6.500 milhões de euros.
“O BER deixou-nos à espera, mas finalmente conseguimos”, disse o ministro dos Transportes, Andreas Scheuer.