A Air Asia Japan, uma unidade da companhia aérea de baixo custo da Malásia, Air Asia Group, confirmou que decidiu encerrar as operações depois de lutar para lidar com a quebra nas viagens aéreas devido à pandemia Covid-19.
“As restrições de viagens e as incertezas que elas criaram reduziram drasticamente a procura por viagens de negócios e lazer, resultando numa reduções de voos, cancelamentos e paragem de aeronaves. Esses factores pesaram fortemente na capacidade da empresa de continuar as operações ”, diz um comunicado da Air Asia.
Desde a sua constituição em julho de 2014, a empresa opera voos domésticos e internacionais a partir da sua base no Aeroporto Internacional Chubu Centrair, no Japão.
“Apesar dos nossos esforços incansáveis para manter as operações através de um programa de redução de custos sucessivos e abrangentes, concluímos que seria um feito extremamente desafiador para continuarmos a operar sem qualquer visibilidade e certeza de um caminho de recuperação pós-pandemia”, disse o Diretor e COO da Air Asia Japan, Jun Aida em comunicado.
“Cancelamos todos os voos. Todos os passageiros afectados serão contactados por e-mail com mais informações nos próximos 7 dias. ”
O encerramento da unidade japonesa afecta todos os voos domésticos e internacionais operados pela Air Asia Japan com o código de letras DJ, mas não afecta outros voos de entrada e saída do Japão operados por outras companhias aéreas do Grupo Air Asia.
A Air Asia diz que os serviços internacionais para o Japão, da Malásia, Tailândia e Filipinas serão retomados “no futuro”, depois que as restrições de viagens forem suspensas e as fronteiras com o Japão forem reabertas.