A Air Franace anunciou qua acabou de atingir um marco simbólico com a chegada do seu 10º Airbus A220-300, a mais recente coqueluche na sua frota de médio curso. Com a matrícula F-HZUJ, saiu das linhas de montagem da Airbus em Mirabel (Quebeque) e voou para Paris-Charles de Gaulle, de onde vai operar os voos de curto e médio curso da companhia. O seu 1º voo comercial foi realizado ontem, 5 de julho, rumo a Veneza (voo AF1126).
Na parte dianteira da fuselagem, a aeronave ostenta o seu nome de batismo, “Auvers-sur-Oise”, em referência à cidade a norte de Paris conhecida internacionalmente pelas obras dos pintores paisagistas e impressionistas Paul Cézanne, Camille Corot e Vicente Van Gogh. O pintor neerlandês passou os seus últimos dias em Auvers-sur-Oise, um período de intensa criatividade.
Desde 2019 e após a entrega do seu primeiro Airbus A350, a Air France recuperou a tradição de batizar os seus aviões com nomes de cidades francesas. Auvers-sur-Oise é a 96ª cidade a ser celebrada nos aparelhos da companhia.
Até ao final de 2025, 60 A220-300 vão substituir gradualmente alguns dos aviões no médio curso da Air France. Com até 15 entregas esperadas por ano, esta é a integração mais rápida na história da companhia.
Um avião mais económico e ambientalmente eficiente
Sendo o avião de corredor único mais inovador e eficiente na sua categoria, o Airbus A220-300 adequa-se perfeitamente à rede de curto e médio curso da Air France. Oferece uma redução de 10% no custo dos assentos face ao Airbus A318 e A319 e destaca-se pelo seu desempenho energético: consome 20% menos combustível do que a aeronave que substitui e as suas emissões de CO2 também são reduzidas em 20%. A sua pegada de ruído também é 34% menor.
Estas características vão desempenhar um papel fundamental na redução da pegada ambiental da Air France e no alcance das suas metas de sustentabilidade.
No âmbito do programa ‘Air France ACT’, a companhia pretende reduzir em 30% as emissões de CO2 por passageiro-km até 2030 face a 2019. Este objetivo exclui as chamadas ações de “compensação”, de modo a ter apenas em conta as medidas estritas diretas e indiretas de redução de emissões.
Um conforto ideal a bordo
Este aparelho tem 148 assentos, numa configuração 3-2, permitindo que 80% dos clientes desfrutem de um assento à janela ou no corredor. O assento é o mais largo do mercado entre os aviões de corredor único. Reclinável e equipado com um apoio de cabeça ajustável, é revestido em couro e possui espuma ergonómica para maior conforto. Um largo tabuleiro monobloco, porta-copos, bolsa para livros e revistas, entradas USB A e C individuais e apoio para tablet ou smartphone integrado no encosto completam o pacote.
A cabine, a mais espaçosa e luminosa da sua categoria, está disponível nas cores identitárias da Air France: tons de azul, forte presença do branco que aporta luz e contraste, toques de vermelho que encarnam a excelência e o savoir-faire. O corredor central, particularmente largo, facilita a circulação. O tapete no chão revisita o tradicional padrão ornamental em espiga, que simboliza o emblemático universo “haussmanniano” dos apartamentos parisienses. As grandes janelas panorâmicas proporcionam uma luz natural durante toda a viagem. Finalmente, os espaçosos compartimentos de bagagem permitem um acesso mais fácil às malas.
Rumo à Europa
Este verão, o Airbus A220-300 da Air France voa para Berlim, Hamburgo e Munique (Alemanha), Milão-Linate, Milão-Malpensa, Bolonha, Roma, Nápoles e Veneza (Itália), Barcelona, Valência e Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal), Copenhaga (Dinamarca), Atenas (Grécia), Helsínquia (Finlândia), Viena (Áustria), Varsóvia (Polónia) e Estocolmo (Suécia) à partida do hub da Air France em Paris-CDG.