A Air France anunciou que vai operar este verão para 189 destinos em 74 países, entre 31 de março a 26 de outubro de 2024, e que todos estes destinos de médio e longo curso podem ser alcançados a partir de Lisboa, Porto ou Faro (no pico da estação) através do hub da companhia em Paris-Charles de Gaulle (CDG).
A companhia indica que a sua oferta para Portugal, este verão, mantém-se e que vai operar na época estival a partir de 3 aeroportos portugueses: Faro (em julho e agosto), Lisboa e Porto. Esta oferta é complementada pela da sua parceira neerlandesa KLM, que mantém os serviços diretos de Lisboa e do Porto para o respetivo hub em Amesterdão-Schiphol.
Longo curso: 85 destinos servidos e mais 9% de capacidade
A Air France vai continuar a reforçar os serviços para a América do Norte no verão de 2024. Assim:
retoma o serviço para Mineápolis (Minnesota) a 13 de maio com um voo diário;
inaugura uma nova ligação entre Paris-CDG e Phoenix (Arizona) a 23 de maio, que vai ser operada 3 vezes por semana em Boeing 787-9;
estende para o verão e reforça o serviço Paris-CDG – Raleigh-Durham (Carolina do Norte), inaugurado no inverno de 2023, com até 7 voos/semana – contra os 3 no inverno.
Por ocasião do Festival de Cinema de Cannes, a Air France também operará dois voos especiais entre Los Angeles (EUA) e Nice (França), num Airbus A350 equipado com cabines de viagem de última geração. Neste verão, a Air France vai oferecer mais de 210 voos por semana para 17 destinos nos Estados Unidos[1] e quase 60 voos semanais para 5 destinos no Canadá[2].
Além do crescimento da rede na América do Norte, o programa de verão 2024 será marcado por:
prolongamento para o verão do serviço diário para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) a partir de Paris-CDG, inaugurado no inverno de 2023.
renovação do serviço para Dar Es Salam (Tanzânia), inaugurado no verão de 2023, com 3 voos semanais, em continuação de Zanzibar.
reforço da oferta para o Japão, com dois voos diários entre Paris-CDG e Tóquio-Haneda. A Air France serve ainda o Aeroporto Tóquio-Narita, com até 4 voos semanais.
adição de frequências para destinos-chave em África e no Oceano Índico. Cotonou (Benim) e Antananarivo (Madagáscar) serão assim servidos diariamente. Serão oferecidos dois voos diários para os Camarões, repartidos entre Yaoundé e Douala. Finalmente, os voos para Brazzaville (República do Congo) vão passar a ser operados em Airbus A350-900.
Em geral, a capacidade no longo curso vai aumentar 9% face a 2023.
Prossegue a introdução de novas cabines nos Boeing 777-300ER e nos Airbus A350-900
A Air France prossegue, este verão, a introdução das suas novas cabines de longo curso, propostas nos Boeing 777-300ER e nos Airbus A350-900. Este novo produto, disponível nas classes Business, Premium Economy e Economy, constitui o novo padrão de viagem da companhia.
Depois de Nova Iorque-JFK, Nova Iorque-Newark, Washington DC, Boston, Houston, Rio de Janeiro, Banguecoque, Dakar, Tóquio-Haneda, Hong Kong, Seul Incheon, Xangai e Joanesburgo, estas novas cabines vão ser implementadas este verão em Toronto, Chicago, Vancouver, São Francisco, Los Angeles, Papeete, México e Tóquio-Narita.
Curto e médio curso: 102 destinos. 45 ligações sazonais em França e na Europa
No médio curso, além da sua rede habitual, a Air France vai oferecer 45 ligações sazonais em França e na Europa. Três novos serviços serão inaugurados a partir de Paris-CDG, para:
Verona (Itália), até 3 voos por semana a partir de 2 de abril
Narvik Lofoten (Noruega), um voo todos os sábados, de 15 de junho a 31 de agosto
Kalamata (Grécia), um voo todos os sábados, de 6 de julho a 31 de agosto
O serviço para Tromsø (Noruega), anteriormente operado apenas no inverno, vai ser alargado à época de verão, com até 2 voos semanais em Airbus A319.
A Transavia France, subsidiária low-cost do Grupo Air France-KLM, oferecerá ligações para 116 destinos em 33 países neste verão, através de 206 rotas. Esta será, uma vez mais, a primeira companhia aérea low-cost a partir dos aeroportos de Paris.