A Air France indicou hoje em comunicado que, a companhia está, desde o início da crise do COVID-19, a adaptar a sua rede e o seu programa de voos em tempo real e em função das restrições e da procura. Até esta segunda-feira, 18 de maio, e desde o final de março, a Air France tem assegurado entre 3 e 5% do seu programa habitual, concentrando-se na continuidade territorial e em manter uma ligação para os destinos-chave, na Europa e internacionalmente, tanto para o transporte de passageiros como de mercadorias. Nesse contexto, a Air France serve 43 destinos atualmente.
Com a atualização agora apresentada e em curso, os voos entre Lisboa e Paris-CDG voltam a ser diários a partir de 6 de junho (passando progressivamente para dois voos diários no final do mês) e, no Porto, a companhia retoma os voos entre a Invicta e Paris-CDG a 6 de Junho próximo, com 3 voos semanais, serviço que volta a ser diário a partir de 18 de junho. O presente programa está naturalmente sujeito à evolução da presente situação.
Sublinha-se ainda que, desde 28 de março, a companhia francesa mantém em operação 3 voos semanais entre Lisboa e Paris-CDG, em avião da família Airbus A320, ao mesmo tempo que a congénere holandesa do Grupo, a KLM, tem estado a operar (e continuará em junho) 1 voo diário entre Lisboa e Amesterdão-Schiphol, em Boeing B737 (138 lugares).
Entre hoje e o final de junho, e sujeita ao levantamento das restrições de viagem, a Air France prevê retomar gradualmente os seus voos, com um aumento gradual no número de frequências e destinos, em particular para a França continental, os Departamentos Ultramarinos franceses e a Europa. Este programa de voo vai representar cerca de 15% da capacidade implementada habitualmente neste período e será assegurada por 75 aparelhos da frota da Air France, que totaliza 224 aviões.
Para assistir os seus clientes no âmbito da retoma de tráfego, a Air France ajusta regularmente o seu programa de voos, atualizando-o diariamente em todos os canais de distribuição. À data de hoje, o programa de voos está atualizado até 30 de junho de 2020.
Programa de voos até 30 de junho de 2020 de/para Paris-Charles de Gaulle (CDG)
França continental | Ajácio, Bastia, Biarritz, Bordéus, Brest, Calvi, Clermont-Ferrand, Figari, Marselha, Montpellier, Nice, Pau, Perpignan, Toulon, Toulouse |
Departamentos Ultramarinos e Caraíbas | Cayenne, Fort-de-France, Pointe-à-Pitre, Saint-Denis da Réunion, Saint-Martin (apenas carga) |
Europa | Amesterdão, Atenas, Barcelona, Bari, Bergen, Berlim, Birmingham, Bolonha, Bucareste, Budapeste, Copenhaga, Dublin, Düsseldorf, Edimburgo, Yerevan, Florença, Frankfurt, Genebra, Hamburgo, Hanôver, Héraklion, Ibiza, Lisboa, Liubliana, Londres, Madrid, Manchester, Milão, Munique, Nápoles, Newcastle, Oslo, Palma de Maiorca, Porto, Praga, Roma, Estocolmo, Varsóvia, Veneza, Viena, Zurique |
Próximo e Oriente Médio | Bangalore, Beirute, Bombaim, Deli, Dubai, Cairo |
África | Abidjan (apenas carga), Bamaco (apenas carga), Cotonou, Douala, Yaoundé
+ Conakry e Nouakchott, comercializados apenas para Paris CDG. + outros destinos previstos sujeitos à obtenção das autorizações governamentais necessárias. |
América do Norte | Atlanta, Boston (apenas carga), Chicago, Nova Iorque, Los Angeles, Cidade do México, Montreal |
América do Sul | Cidade do Panamá (apenas carga), Rio de Janeiro, São Paulo |
Ásia | Banguecoque (apenas carga), Cidade de Ho Chi Minh (apenas carga), Hong Kong, Osaka, Seul, Xangai (apenas carga), Singapura, Tóquio |
Programa de voos até 30 de junho de 2020 de/para Lyon-Saint Exupéry
França continental | Biarritz, Bordéus, Brest, Caen, Lille, Nantes, Nice, Pau, Rennes, Estrasburgo, Toulouse |
Este programa de voos está sujeito a alterações e à obtenção das autorizações governamentais necessárias. Os dias de operação e a data de retoma das várias ligações podem ser consultadas em airfrance.pt.
Os detalhes do programa para julho e agosto serão comunicados no início de junho de 2020.
Este programa atualizado de voos implica o cancelamento das reservas para os voos que não vão ser operados. As medidas comerciais disponíveis em airfrance.pt e em todos os pontos de venda permitem aos clientes afetados adiarem ou cancelarem as suas viagens sem custos adicionais.
Antes de qualquer viagem, a Air France incentiva os seus clientes a contactarem as autoridades competentes para conhecer as formalidades de entrada e de estadia nos países de destino e trânsito, sendo provável que estas tenham sido modificadas na sequência da epidemia do COVID-19.
A Air France relembra que o uso de máscara é obrigatório em todos os seus voos e que os controlos de temperatura são agora realizados à partida de cada voo.