A Airbus iniciou no passado dia 13 de setembro os primeiros voos de teste internacionais do Airbus A321XLR, a versão de ultra longo alcance da família A320.
Os chamados “testes funcionais e de confiabilidade (FnR)” têm como objetivo demonstrar a maturidade dos sistemas do A321XLR bem antes da entrada em serviço, com uma meta de aproximadamente 100 horas de voo ao longo de dez dias sem o desligamento dos sistemas.
No dia 20 de setembro, durante um desses voos o A321XLR, com a matrícula F-WWAB, voou entre Madrid e Ponta Delgada, nos Açores, tendo antes efetuado uma aproximação ao Aeroporto de Santa Maria, também nos Açores.
A aeronave realizou uma escala durante cerca de três horas no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada, para que um grupo de trabalho da SATA pudesse visitar a aeronave.
O momento foi capturado pelo Spotter Diogo Costa
De referir que a Azores Airlines foi a primeira companhia aérea em Portugal a operar o A321neo.
Os cerca de 15 voos neste período são intencionalmente típicos do que as companhias aéreas podem voar quando a aeronave entrar em operação comercial.
Segundo a Airbus, os testes foram definidos para representar uma mistura de perfis de operadores, condições climáticas, tempos de voo e tempos de resposta do aeroporto. Nesta fase tripulantes de companhias aéreas estarão a bordo da aeronave pela primeira vez para adquirirem experiência prática.
Jim Fawcett, engenheiro líder de testes de voo da Airbus disse que vários pilotos estão envolvidos no processo e que o foco inicial é a obtenção da certificação pela EASA – Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa).