O primeiro A321XLR (Xtra Long Range) da Airbus realizou com sucesso o seu primeiro voo.
A aeronave, MSN 11000 com a matrícula F-WXLR, descolou do Aeroporto de Hamburgo-Finkenwerder às 11h05 CEST para um voo de teste que durou aproximadamente quatro horas e 35 minutos.
A tripulação da aeronave foi compotas pelos pilotos de testes Thierry Diez e Gabriel Diaz de Villegas Giron, bem como pelos engenheiros de teste Frank Hohmeister, Philippe Pupin e Mehdi Zeddoun.
A Airbus indicou que durante o voo, a tripulação testou os controles de voo, motores e sistemas principais da aeronave, incluindo as proteções do envelope de voo, tanto em alta quanto em baixa velocidade.
Philippe Mhun, EVP de Programas e Serviços da Airbus declarou: “Este é um marco importante para a Família A320 e para os seus clientes em todo o mundo. Com a entrada em serviço do A321XLR, as companhias aéreas poderão oferecer conforto de longa distância numa aeronave de corredor único, graças à sua exclusiva cabine Airspace. O A321XLR abrirá novas rotas com economia e desempenho ambiental imbatíveis.”
A entrada em serviço está prevista para o início de 2024. O A321XLR é o próximo passo evolutivo na família de aeronaves de corredor único A320neo, dando resposta aos requisitos do mercado para maior alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas ao permitir serviços economicamente viáveis em rotas mais longas do que qualquer modelo de aeronave comparável.
O A321XLR oferecerá um alcance sem precedentes de aeronaves de corredor único de até 4.700 nm (8.700 km), com consumo de combustível 30% menor por assento em comparação com as aeronaves da geração anterior, bem como emissões de NOx e ruído reduzidos.
Até o final de maio de 2022, a Família A320neo acumulou mais de 8.000 pedidos de mais de 130 clientes em todo o mundo. Os pedidos do A321XLR chegaram a mais de 500 de mais de 20 clientes.