A Airbus anunciou que entregou os dois primeiros H135 à Guardia Civil e à Polícia Nacional espanhola, ao abrigo do contrato de 36 unidades assinado com a Direção-Geral de Armamento e Material (DGAM), no final de 2021, para o fornecimento do Ministério da Defesa e do Ministério do Interior. O Ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, e Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, juntamente com Fernando Lombo, Diretor-Geral da Airbus Helicopters em Espanha, marcaram presença na cerimónia de entrega que decorreu na fábrica da Airbus em Albacete.
Os novos helicópteros vão permitir substituir os helicópteros BO105 da Polícia Nacional e da Guardia Civil num vasto leque de missões, incluindo atividades policiais, de vigilância e salvamento. No total, o Ministério do Interior receberá 18 unidades.
“Orgulhamo-nos de que os novos H135s, que se juntarão aos 31 helicópteros já operados pelo Ministério do Interior, ajudem as autoridades a continuar a proteger e a salvar vidas por todo o território espanhol”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O H135 provou ser um helicóptero altamente apreciado em Espanha, onde mais de 80 unidades já estão a realizar todo o tipo de missões essenciais há mais de 25 anos. Apenas 10 meses após a assinatura do contrato, esta entrega é mais uma prova desta história de sucesso ibérica.”
Quanto à Força Aérea e à Marinha espanhola, que receberão onze e sete H135s, respetivamente, as entregas começarão no próximo ano e serão adicionadas aos 16 helicópteros já operados pelo Exército espanhol para as missões de treino e apoio à Unidade de Emergência Militar (UME). A partir de 2023, as três forças armadas poderão beneficiar de sinergias em termos de formação, operação e manutenção.
O Airbus light twin-engine H135 está equipado com as tecnologias mais avançadas disponíveis, incluindo a suíte aviónica Helionix da Airbus Helicopters. Mais de 1.350 helicópteros H135 são conduzidoss por 300 operadores em 64 países. A frota acumulou mais de 6 milhões de horas de voo. O H135 é a frota líder no segmento do mercado de dois motores, com mais de 200 helicópteros a voar por todo o mundo para missões de aplicação da lei.