Depois de muito se especular, finalmente confirma-se a grande encomenda do Grupo Air France – KLM.
A Air France-KLM encomendou 100 aeronaves da família Airbus A320neo – com direitos de compra para mais 60 aeronaves – para a KLM e Transavia, e assina um LOI para a compra de 4 aeronaves Airbus A350F Full Freighter para a Air France.
Em comunicado o Grupo indica que o Conselho de Administração tomou a decisão de seguir em frente com a meta do Grupo de melhorar o seu desempenho económico e ambiental por meio da introdução de aeronaves da próxima geração. Ao fazer isso, o Grupo também demonstrou a sua capacidade de alavancar as sinergias de compra.
Pedido firme de 100 aeronaves da família Airbus A320neo – com direito de compra de 60 aeronaves adicionais, para renovar as frotas da KLM e Transavia Netherlands, e para renovar e expandir a frota da Transavia France.
O pedido cobre as aeronaves Airbus A320neo e Airbus A321neo. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2023. Beneficiando-se das mais recentes inovações tecnológicas, as aeronaves da família A320neo oferecem o melhor desempenho na sua categoria para as necessidades de rede das companhias aéreas do Grupo.
Em comparação com aeronaves da geração anterior, eles oferecem uma redução de custo unitário de mais de 10%, bem como uma redução de 15% no consumo de combustível e nas emissões de CO2. A Sua pegada de ruído também é 50% menor.
A renovação da frota é a primeira alavanca para reduzir as emissões de CO2, com efeito imediato. Ao lado do uso de combustíveis de aviação sustentáveis e eco-pilotagem, é um dos pilares da trajetória de descarbonização do Grupo, que visa emissões líquidas zero até 2050 e -50% das emissões de CO2 por passageiro / km até 2030, ou seja -15% em termos absolutos.
Essas aeronaves operarão rotas de médio curso na Europa, principalmente a partir de Amsterdam-Schiphol – hub global da KLM e base principal da Transavia Netherlands, e de Paris-Orly, principal base da Transavia France.
O Grupo refere que os detalhes da configuração da cabine serão anunciados brevemente.
Foi também assinada uma Carta de Intenções (LOI) para compra de 4 aeronaves Airbus A350F Full Freighter – com direito de compra de 4 aeronaves adicionais, para aumentar a capacidade de carga da Air France.
No contexto de um crescimento constante e sustentável da procura por carga aérea, este pedido aumentaria a capacidade de carga da Air France-KLM.
A Air France-KLM estaria entre as operadoras de lançamento do A350F Full Freighter.
Este pedido viria com direitos totais de substituição para aeronaves de passageiros Airbus A350, que constituem a nova ponta de lança da frota de longo curso da Air France.
A companhia aérea opera atualmente 12 das 38 aeronaves do tipo encomendadas.
Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM, disse: “Essas ordens evolutivas posicionarão as companhias aéreas do nosso Grupo no caminho para melhorar o desempenho e, ao mesmo tempo, acelerar a nossa trajetória de descarbonização. Este é um grande passo para a KLM, Transavia e Air France, que operarão as melhores aeronaves disponíveis para as suas necessidades de rede. Os excelentes desempenhos da família A320neo e do A350F Full-Freighter, que são aeronaves mais silenciosas e mais económicas tornam-nas as melhores escolhas para o longo crescimento de longo prazo da nossa frota. Elas serão fundamentais para alcançar nossas metas ambiciosas, incluindo zero emissões líquidas de CO2 até 2050. ”
Em 15 de dezembro de 2021, a Air France-KLM operava uma frota de 502 aeronaves para mais de 300 destinos em todo o mundo.