Últimas Notícias:
×

Airbus vai aumentar a capacidade de produção do A321 em Toulouse

 

A Airbus anunciou que para seguir a sua estratégia de manter o seu sistema geral de produção na vanguarda da tecnologia e aumentar a capacidade e flexibilidade industrial, decidiu criar novos recursos de produção do Airbus A321 na sua fábrica em Toulouse.

A partir de 2022 as actuais instalações do A380 vão receber uma linha digital de montagem final para o A321, por forma a modernizar o sistema de produção do A320 em Toulouse.

As novas instalações vão fornecer mais flexibilidade para a produção do A321, mantendo a capacidade industrial geral em Toulouse.

“Estamos a desfrutar de uma alta procura sem precedentes para a nossa família A320neo vencedora e, especialmente, as suas variantes A321 Long Range (LR) e Xtra Long Range (XLR)”, disse Michael Schoellhorn, diretor de operações da Airbus. “Para optimizar o fluxo industrial, decidimos aumentar a nossa capacidade e flexibilidade de produção global do A321, além de estabelecer uma próxima linha de montagem final em Toulouse”.

Actualmente, a única linha de montagem final europeia que monta A321s está na fábrica da Airbus em Hamburgo. Além disso, o A321 também está a ser montado e entregue em Mobile, Alabama, EUA.

Toulouse foi seleccionada por várias razões, tais como: competitividade geral, tempo de colocação no mercado, custo de investimento, espaço disponível e recursos. A decisão já foi comunicada aos parceiros sociais da Airbus.

A família A320neo é o modelo de avião de corredor único mais vendido no mundo, com mais de 7 100 aeronaves vendidas para mais de 110 clientes. Dentro desta família, o A321XLR é a mais recente etapa evolutiva que responde às necessidades do mercado para mais alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas.

A partir de 2023, chegará o Xtra Long Range sem precedentes de até 4.700nm e uma queima de combustível por assento 30% menor por assento, em comparação com as aeronaves concorrentes da geração anterior. Para os passageiros, a nova cabine do A321XLR vai oferecer a melhor experiência de viagem, além de oferecer assentos em todas as classes com o mesmo conforto que em uma cabine de longo curso, com os baixos custos de uma aeronave de corredor único.