A Airbus ganhou o concurso para liderar a missão TRUTHS A/B1 da Agência Espacial Europeia, que faz parte do programa “Earth Observation Earth Watch” desta agência. A missão do satélite TRUTHS (Traceable Radiometry Underpinning Terrestrial and Helio Studies) é recolher medições da radiação solar e da luz solar reflectida pela superfície terrestre, marcando assim uma referência metrológica absoluta que pode ser utilizada para melhorar os conjuntos de dados climáticos e calibrar as observações feitas por outros satélites. Entre outras coisas, irá permitir previsões mais acercadas acerca das mudanças climáticas.
Este estudo irá para já definir o conceito de implementação do sistema de missões TRUTHS e focar-se na preparação de tecnologias críticas antecipando a missão de 2023.
O TRUTHS irá integrar um CSAR (Cryogenic Solar Absolute Radiometer) para fornecer calibração base de forma a criar uma referência de medições, tanto da radiação solar que chega como da que é refletida. Essa radiação será medida com precisão e velocidade sem precedentes a partir de um HIS (Hyperspectral Imaging Sensor), transportado também pelo TRUTHS. As medições são capazes de avaliar o desequilíbrio radioativo relacionado com as alterações climáticas. O TRUTHS servirá ainda para calibrar sensores de satélites – como os transportados pelas missões Copernicus.