Últimas Notícias:
×

Airbus vai testar APU alimentado por hidrogénio


A Airbus UpNext lançou um novo programa de demonstração para explorar, no solo e em voo, uma nova arquitetura para a geração de energia não propulsiva através da utilização de células de combustível de hidrogénio.

Nos aviões convencionais, a APU (Auxiliary Power Unit), um pequeno motor adicional que funciona com combustível de aviação tradicional, fornece junto com os motores a energia necessária para alimentar uma série de funções não propulsivas da aeronave, como ar condicionado, iluminação de bordo e energia elétrica para aviónicos.

Com este novo demonstrador de tecnologia, realizado nas instalações de Espanha, o Airbus UpNext substituirá a APU atual de um A330 por um sistema de célula de combustível de hidrogénio que gerará eletricidade.

Conhecido como HyPower, o demonstrador de célula de combustível de hidrogénio também visa reduzir as emissões de CO2, óxidos de nitrogênio (NOx) e os níveis de ruído associados a uma APU tradicional.

Os novos recursos de design e técnicas de integração também contribuirão para o amadurecimento da segurança e das operações de futuras aeronaves movidas a hidrogénio e demonstrarão a operação estável de uma célula de combustível em voo, incluindo a sua reinicialização. “Esses testes marcarão uma nova etapa na nossa jornada de descarbonização e programa ZEROe através de de uma ambiciosa demonstração de voo que levará ao ar até o final de 2025”, disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext.

“Queremos demonstrar a operacionalidade e a integração do sistema, incluindo o reabastecimento da aeronave com hidrogénio. Demonstraremos este sistema em condições realistas, subindo a 25.000 pés e voando por uma hora com 10kg de hidrogénio gasoso a bordo. No entanto, não podemos fazer isto sozinhos e a nossa cooperação com o governo espanhol e parceiros externos serão os principais facilitadores dessa série de testes.”

A campanha de teste de voo utilizará um Airbus A330 modificado e uma plataforma de teste de solo do sistema.

A Airbus UpNext adquirirá uma unidade de produção de hidrogênio renovável para atender toda a necessidade da campanha de testes.