De acordo com as últimas informações divulgadas por vários órgãos de comunicação social, a TAP já terá o seu novo CEO escolhido.
Segundo o jornal Observador, uma fonte ligada à empresa confirmou que o processo está muito avançado e que a escolha deverá cair num alemão.
Já a TVI indica avança com o nome de Albrecht Binderberger, ex-CEO da Saudi Arabian Airlines, com uma vasta experiência na área da aviação.
O nome de Albrecht Binderberger já teria sido proposto ao gabinete de Pedro Nuno Santos há algum tempo, sem que tivesse havido grandes desenvolvimentos até esta quarta-feira. Questionado oficialmente, o ministério das Infraestruturas disse não confirmar a escolha de um CEO alemão para o cargo na TAP e remeteu qualquer informação sobre o futuro CEO para depois da aprovação do plano de restruturação em Bruxelas.
Esta notícia surge no dia em que se sabe que o administrador da TAP Diogo Lacerda Machado vai abandonar o conselho de administração da companhia aérea com efeitos a final de abril.
Diogo Lacerda Machado liderou o processo de reversão da privatização da TAP iniciado em dezembro de 2015 e terminado em 2017, que culminou com o Estado a deter 50% do capital social da empresa, o consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa, 45%, e os trabalhadores 5%.
Lacerda Machado, conhecido aquando do processo de reversão da privatização por ser amigo do primeiro-ministro, António Costa, era um dos administradores nomeados pelo Estado na empresa, sendo que Ana Pinho, também diretora da Fundação de Serralves, já tinha anunciado a sua saída da companhia aérea em 05 de janeiro.
O conselho de administração é liderado por Miguel Frasquilho, e conta ainda com Ramiro Sequeira (presidente executivo da companhia), Alexandra Reis, António Gomes de Menezes, Bernardo Trindade, Maximilian Otto Urbahn e José Manuel Silva Rodrigues.