A ITA – Italia Transporto Aereo recebeu no dia 18 de agosto o seu certificado de operador aéreo, tendo anunciado no mesmo dia a sua marca.
A ITA recebeu da Ente Nazionale Aviazione Civile (ENAC) o Certificado de Operador Aéreo juntamente com a Licença de Voo para voar no espaço aéreo italiano. Depois de longos meses de trabalho do Governo Italiano juntamente com a União Europeia para tentar reestruturar e salvar a antiga Alitalia.
Oficialmente a partir de outubro, a Alitalia, antiga companhia aérea italiana vai deixar de existir e dar lugar à nova companhia aérea. De referir que uma parte dos funcionários deverá ser integrado na nova empresa.
A Italia Transporto Aereo já recebeu também as suas primeiras aeronaves, trata-se do Airbus A330 com a matrícula EI-EJN, que voou para a Alitalia até meados de junho e de um A320, tendo sido ambos utilizados para os voos de certificação.
Segundo os planos para a companhia, a frota inicial deve contemplar 52 aeronaves, sendo 7 aeronaves destinadas a voos de longo curso. Nos próximos anos a frota deverá aumentar gradualmente podendo chegar às 100 aeronaves em 2025.