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Avião cargueiro chegou aos Açores

O consórcio MAIS iniciou nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, os seus voos de carga entre os aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada e brevemente com extensão à Ilha terceira.

Como referimos na nossa anterior publicação, os voos estavam inicialmente previstos para terem início no passado mês de abril, tendo depois sido adiados para setembro, e só se iniciaram agora com um ATR 72-300F.

Este mesmo avião é utilizado no serviço área de carga entre Lisboa e a Madeira.

Foto: Aeroporto dos Açores

Há vários meses  que o consórcio MAIS mantinha negociações com o Governo Açoriano para disponibilizar um avião dedicado para serviço de transporte de carga aérea (sete toneladas de peso bruto com cerca de oitenta metros cúbicos de capacidade).

Em declarações à Antena 1 – Açores, o Director Executivo do Consórcio Mais, António Beirão “A operação tem nos cinco dias úteis ligação PDL/LX/ PDL . Em três desses dias haverá uma extensão à Ilha Terceira. Além da carga, o Consórcio Mais passa a transportar o correio.

Nas mesmas declarações António Berião referiu que com a SATA não há interline para que as outras ilhas possam fazer chegar carga a S. Miguel ou à Ilha Terceira.
Já a partir de Lisboa existe parceria com a Ibéria e a British Airways para fazer chegar a outros mercados os produtos açoriano.

Foto: Aeroporto dos Açores

Esta terça-feira, em Ponta Delgada, Luís Filipe Melo;  diretor regional dos Transportes dos Açores, manifestou a sua satisfação com o início da operação privada de transporte aéreo de carga.

“É com grande satisfação que o Governo dos Açores encara esta operação do consórcio Mais”, afirmou o director, sublinhando ainda que esta operação “vem complementar a capacidade de transporte de carga aérea de e para a região”.

O Governo dos Açores mantém o empenho no processo de revisão das Obrigações de Serviço Público (OSP) de carga aérea, uma matéria que depende da definição e aprovação do Governo da República.

Luís Filipe Melo referiu que “mantém-se a intenção de definir as OSP, porque, na perspetiva” do Governo Regional, “são estas que dão garantia de previsibilidade em termos de continuidade, regularidade, frequência e capacidade de serviço”, tendo acrescentado que são estas que “garantem os encaminhamentos de carga e, portanto, uma igualdade tarifária para todas as ilhas que compõem o arquipélago”.

De referir que o serviço de handling é prestado pelo SATA.

O consórcio MAIS (Madeira Air Integrated Solutions), integra a companhia aérea espanhola Swiftair, a ALS Portugal e a empresa de madeirense de carga e logística ‘Loginsular’