A Beijing Capital Airlines operou no passado dia 11 de abril um voo de carga entre Pequim e Lisboa com equipamentos médicos para a ajuda do combate à pandemia do Covid-19.
O voo foi operado pelo A330-300 B-8679.
De recordar que a Beijing Capital Airlines anunciou que iria retomar os seus voos comerciais de passageiros para Lisboa no dia 24 de abril, com uma ligação semanal entre Pequim Daxing – Xi’an – Lisboa.
Os voos serão operados com equipamento Airbus A330-200 e têm hora prevista de aterragem no Aeroporto Humberto Delgado às 7h20.
De acordo com as informações partilhadas, a retoma da operação para Lisboa resulta das novas directrizes anunciadas pela autoridade chinesa para a aviação civil (CAAC – Civil Aviation Administration of China), tendo determinado que as companhias aéreas chinesas só podem operar uma rota por país, cada uma com um voo semanal, enquanto as companhias estrangeiras só podem operar uma rota para a China, também com um voo semanal.
As novas directrizes obrigam que os voos de/ para a China sejam operados com uma ocupação máxima de 75% e façam uma escala técnica para inspecção num dos 12 aeroportos designados na China.