Últimas Notícias:
×

Careto AirShow confirmado para os dias 28, 29 e 30 de junho


 

O Aero Clube de Bragança confirmou esta sexta-feira a realização de mais uma edição do Careto AirShow.

A edição deste ano irá decorrer nos dias 28, 29 e 30 de junho, com o cartaz a ser divulgado brevemente.

O Festival CARETO AirShow é um evento promovido pelo Aero Clube de Bragança, sendo o maior festival aéreo da região transmontana, sempre com entrada gratuita, e, atualmente, um dos maiores do pais.

Este Festival começou em 2016, muito pequeno, mas rapidamente cresceu de forma exponencial. Em 2016 não havia carros e motas vintage, e também não vinham os spotter´s acompanhar o momento. Era um festival que surgiu integrado no Raid Ibérico como forma de promover a presença dos participantes mais tempo no nosso território.

Na última edição – 2023, o Careto apresentou o melhor cartaz de sempre, contando com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, que comemorou os seus 71 anos em Bragança. Foi mais de uma semana de atividades aeronáuticas, em que para além de aviões, os céus de Bragança contaram com paraquedistas vestidos de caretos, espéculos acrobáticos com “os melhores do mundo”, demonstrações, voos de divulgação e muito mais. Em terra houve workshops, exposições de aeronaves, de artesanato, simuladores. As crianças têm sempre uma zona dedicada com insufláveis e muitos jogos aeronáuticos.

Este festival tem o nome dos tradicionais mascarados das Festas de Inverno do Nordeste Transmontano, respondendo desde logo com a designação do evento a um dos propósitos que está na sua génese: a promoção territorial do Nordeste Transmontano – Os Caretos carregam a identidade deste território, tradições e costumes. Neste festival, envolvimento da comunidade local e a capacidade de atrair visitantes de outros pontos do país e da vizinha Espanha é garantido, conhecido que é o fascínio que as aeronaves despertam na população. O CARETO AirShow traz a Bragança enorme visibilidade. Desde logo pela quantidade de Spotter´s e jornalistas que marcam, ano após ano, presença no evento. São imagens da cidade e do território que se multiplicam e replicam nas Redes Sociais.

A vertente solidária está sempre presente neste evento. Durante estas seis edições já foram oferecidos mais de 800 voos solidários, dando oportunidade de voar a muitos daqueles que, por alguma dificuldade, nunca o puderam fazer.

A organização sublinha que a cada edição empenha-se em superar o ano anterior, estando a trabalhar para consolidar este Festival, não apenas como o maior evento aeronáutico dedicado à comunidade aeronáutica amadora realizado em Portugal, mas como um dos melhores da Península Ibérica.