Regressou recentemente aos céus o AN22 depois de estar quase um ano parado para uma grande manutenção.
Sem dúvida que um dos modelos mais conhecidos da Antonov e do mundo é o A225, o maior avião a jacto do mundo. O AN22 é o maior turboélice do mundo.
O Antonov An-22 com a matrícula UR-09307 foi o primeiro mega-cargueiro do mundo. Na década de 1950, o Exército Soviético precisava de um avião de transporte capaz de levar equipamentos pesados por longas distâncias. A Antonov desenvolveu então uma nova aeronave e o projeto recebeu o nome de An-20.
Quando o protótipo foi lançado em 1964, foi finalmente batizado de An-22, tendo o seu voo inaugural ocorrido em 27 de fevereiro de 1965.
A título de curiosidade devido à sua carga útil de 80 toneladas, o An-22 ganhou o apelido de “Antey”, o nome russo para “Anhaeus”, o gigante da mitologia grega.
Com um trem de aterragem extra-forte com 14 rodas, o An-22 pode descolar e aterrar em pistas não pavimentadas, descolar com apenas 1.300 metros e, quando totalmente carregado, tem um alcance de até 5.000 quilômetros.
Foram construídas apenas 68 unidades do AN-22, das quais 59 foram descartadas ou não estão operacionais. Neste momento estão em operação oito para a Força Aérea Russa.
Saiba mais sobre o AN22:
- Tripulantes: 5–6
- Capacidade: 28–29 pax + 80.000 kg de carga máxima
- Comprimento: 57.92 m
- Envergadura: 64.4 m
- Altura: 12.53 m
- Área da Asa: 345 m2
- Peso vazio: 114,000 kg
- Peso máximo de decolagem: 250,000 kg
- Capacidade de combustível: 43,000 kg
- Motores: 4 × Kuznetsov NK-12MA
- Velocidade máxima: 740 km/h
- Alcance: 5.000 km