A DB Schenker e a Lufthansa Cargo anunciaram, que rumo a um futuro mais verde, irão alargar os seus voos semanais de carga livre de CO2 entre Frankfurt e Xangai. A missão conjunta prosseguirá durante toda a escala de voos de inverno até março de 2022. Agora, a Nokia juntou-se à iniciativa. Todas as semanas, o fornecedor da rede global de telecomunicações evitará emissões de gases com efeito de estufa, utilizando o único voo de carga do mundo 100% alimentado pelo Sustainable Aviation Fuel (SAF), produzido a partir de resíduos renováveis, tais como óleos alimentares usados.
A poucos dias da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26, este anúncio reforça a importância de investir em soluções sustentáveis de combustível para a aviação e é mais um passo no sentido de tornar as cadeias de abastecimento globais mais favoráveis para o ambiente.
A necessidade de combustível para o voo de Frankfurt (FRA) para Xangai (PVG) e vice-versa é inteiramente coberta por SAF. Isto poupa cerca de 174 toneladas de querosene convencional todas as semanas. Durante o horário de voos de verão de 2021, a iniciativa conseguiu uma redução líquida de 20.250 toneladas de gases com efeito de estufa (CO2e). Na próxima escala de voos de inverno, de finais de outubro de 2021 a finais de março de 2022, esperam-se outras 14.175 toneladas.
Thorsten Meincke, Global Board Member for Air & Ocean Freight na DB Schenker, disse que “o ambicioso objetivo da equipa de neutralidade climática afeta todos os negócios e também a forma como os nossos clientes vêem a sua pegada nas respetivas cadeias de abastecimento. Juntamente com a Lufthansa Cargo, alargamos a nossa oferta única de uma ligação aérea regular neutra em carbono. A rota completa de voos charter de SAF é uma mudança no jogo, uma vez que vai além de um esquema de pay-per-use. Temos o prazer de ter a Nokia a bordo como novo grande cliente para os nossos voos rumo a oeste. Juntos, podemos evitar o CO2 e dar mais um passo em direção a um futuro mais sustentável”.
Por sua vez, Tommi Uitto, presidente de Mobile Networks na Nokia, afirmou que “investir em soluções sustentáveis é para nós uma prioridade máxima e um objetivo partilhado com os nossos parceiros. Só podemos alcançar os nossos objetivos climáticos em conjunto. A inovação e o trabalho conjunto entre setores são a chave para uma cadeia de abastecimento mais ecológica. Procuramos constantemente reduzir a nossa pegada de carbono no transporte e na logística, e a carga aérea tem um contributo significativo. Esta colaboração para transportar o nosso equipamento 5G em voos neutros em carbono é outro passo importante”.
Durante os próximos cinco meses, a Nokia irá utilizar a oferta de voos neutros em carbono para transportar um volume semanal de carga de 10 toneladas de equipamento de rede de comunicações, de uma instalação de produção em Xangai para o seu centro europeu em Tilburg, nos Países Baixos. Esta remessa é inteiramente coberta por SAF para reduzir 100% das emissões de carbono durante o ciclo de vida, evitando qualquer compensação. O acordo end-to-end com a DB Schenker cobre tanto o transporte aéreo como terrestre das mercadorias de Xangai para Tilburg. Todo o processo de transporte terrestre será coberto utilizando outro tipo de biocombustível avançado, o óleo vegetal hidrogenado (HVO).
Ashwin Bhat, Chief Commercial Officer na Lufthansa Cargo, disse que “A utilização de SAF é já hoje uma possibilidade de voar de forma neutra em CO2. Estamos muito orgulhosos por podermos alargar a nossa parceria com a DB Schenker durante os próximos meses. Acreditamos firmemente que a melhor forma de transformar o nosso negócio em carga aérea neutra em CO2 pode ser alcançada quando todos nós unirmos forças”.
O anúncio de hoje segue-se ao lançamento, pela DB Schenker e Lufthansa Cargo, da primeira rota mundial de cargueiros neutros em CO2 entre a Europa e a Ásia, em novembro de 2020. A partir da escala de voos de verão, em abril de 2021, foi introduzida no mercado uma ligação regular de linhas de carga.
O SAF para esta colaboração é inteiramente produzido a partir de resíduos e matérias-primas residuais, por exemplo a partir de óleos alimentares usados. O CO2 libertado durante a combustão no motor é apenas o CO2 que foi removido da atmosfera durante a fase de fotossíntese das plantas que foram utilizadas para produzir os óleos. Atualmente, o SAF é cerca de três vezes mais caro do que o querosene fóssil convencional.
As emissões de gases com efeito de estufa durante a produção e transporte do combustível são totalmente compensadas com projetos certificados, assegurando a total neutralidade dos voos em gases com efeito de estufa. Em alternativa, o cliente pode optar por uma solução inset completa – tal como escolhido pela Nokia para a sua carga. Esta é, de longe, a opção mais sustentável atualmente no mercado. É uma verdadeira solução de “carbono zero”.
No futuro, outros tipos de combustíveis renováveis estarão também disponíveis. O processo de produção mais conhecido para isto é o chamado conceito “power-to-liquid” (PtL) baseado em eletricidade renovável, água e CO2. Embora as quantidades de produção de PtL ainda sejam muito limitadas, o SAF baseado em biomassa é um combustível já disponível e bem testado atualmente.
O SAF utilizado para a ligação de voo da DB Schenker e Lufthansa Cargo é produzido pela Neste, o fornecedor líder mundial de combustível sustentável. O produtor finlandês está atualmente a aumentar a sua produção de Neste MY Sustainable Aviation Fuel para 1,5 milhões de toneladas anuais até ao final de 2023.