De acordo com agência Reuters, a polícia Russa montou uma operação de caça ao homem depois que um grupo de assaltantes roubou equipamento técnico de uma aeronave militar de perfil ultra-secreto, conhecida como “Avião do Juízo Final”, e que está desenhada para ser usada numa guerra nuclear.
Segundo as informações conhecidas, o roubo aconteceu quando uma equipa realizava trabalhos de manutenção no avião Ilyushin Il-80.
A aeronave foi modificada a partir de um avião a jato da União Soviética, durante o final da Guerra Fria, para servir como posto de comando aéreo para altos oficiais controlarem as suas tropas, durante uma possível guerra nuclear.
O assalto foi descoberto apenas no início desta semana, quando foram encontrados sinais de invasão através da escotilha de carga. Faltavam 39 unidades eletrónicas.
Este incidente veio levantar sérias questões sobre a segurança das instalações militares e numa altura que o presidente russo, Vladimir Putin, tem investido muito dinheiro para reformar o exército russo.
A polícia da região de Rostov adiantou, num comunicado, que a operação de busca estava a decorrer, mas que ainda não foi detido nenhum suspeito.
As autoridades não adiantaram detalhes sobre a natureza do material roubado, contudo, revelou que valia cerca de um milhão de rublos, cerca de 11 mil euros.
Especialistas russos acreditam que o equipamento foi roubado porque algumas unidades tinham sido montadas com recurso a metais preciosos, tais como ouro e platina.