A easyJet anunciou que a Airbus entregou a sua 400ª aeronave, um A321neo, com os motores LEAP de última geração da CFM.
A cerimónia de entrega decorreu na Linha de Montagem Final da Airbus em Hamburgo e coincidiu com o 20º aniversário de operação da companhia na Alemanha.
Comentando a entrega da 400ª aeronave Airbus, David Morgan, Diretor de Operações da easyJet, disse: “Estamos muito satisfeitos por receber a nossa 400ª aeronave da Airbus, que também coincidiu com o nosso 20º aniversário de operação na Alemanha.
“À medida que continuamos o nosso programa de renovação da frota com aeronaves mais eficientes em termos de consumo de combustível e mais silenciosas da família A320neo, estamos orgulhosos de continuar a trabalhar com a Airbus e a CFM, que têm uma abordagem tenaz à produção e sustentabilidade e continuam a ser parceiros fiáveis da easyJet.”
Benoit de Saint Exupéry, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves comerciais da Airbus, acrescentou: “É uma marca do compromisso da easyJet em minimizar o consumo de combustível e as emissões através da operação de aeronaves com a mais recente tecnologia, o facto de ter demorado pouco mais de 20 anos a entregar o seu 400º avião Airbus, com uma média impressionante de 20 novas entregas de aviões Airbus todos os anos, desde 2003.
Esta entrega surge após a recente confirmação da companhia aérea de um pedido firme de 157 aeronaves adicionais da família A320neo. O pedido firme compreende 56 aeronaves A320neo e 101 A321neo e também inclui o aumento de um pedido existente de 35 A320neo para o A321neo maior.
Ao incorporar eficiências operacionais, incluindo motores de nova geração e Sharklets – a aeronave traz uma redução de 50% de ruído na descolagem e aterragem e até 15% de economia de combustível e redução de CO2 em comparação com aeronaves de corredor único da geração anterior.
Outras eficiências operacionais, incluindo a Otimização do Perfil de Descida (DPO) e a Abordagem de Descida Contínua (CDA)*, um software de poupança de combustível que a easyJet recentemente adaptou em toda a sua frota existente será padrão no 400º avião da companhia aérea, bem como na nova futura família A320.