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Embraer anunciou melhorias nos seus aviões comerciais entre elas a descolagem automática


 

A Embraer apresentou no Farnborough Airshow atualizações e melhorias de desempenho para os seus modelos comerciais E195-E2, E190-E2 e E175, incluindo melhorias de consumo de combustível, alcance, aviónicos e cabine de passageiros. Ao aumentar a eficiência operacional estas modificações também proporcionam uma redução de custo para as companhias aéreas na ordem dos US$ 6 milhões ao valor de momento por aeronave ao longo de 15 anos.

“A Embraer procura aprimorar continuamente as suas aeronaves, e as atualizações anunciadas estão voltadas para redução de consumo de combustível e emissões, aumento do alcance, melhorias para experiência do passageiro e novas tecnologias para pilotagem e conectividade são excelentes notícias para os nossos clientes e seus passageiros”, diz Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Estamos comprometidos com a segurança, eficiência, conforto e menores custos aos operadores.”

Melhorias no E175 – adicionando recursos de última geração do E2 

Compartimentos superiores maiores e iluminação ambiente

Conectividade via satélite multibanda

Assentos Recaro

Aviónicos meteorológicos e de dados de última geração

O E175 também está a receber um conjunto de melhorias após a sua última atualização em 2016, que aumentou a eficiência do consumo de combustível em 6%. As melhorias, disponíveis aos clientes sob pedido, concentram-se na cabine e na experiência do passageiro, além de atualizar alguns aviónicos para ficarem mais alinhados com os avançados E2.

A capacidade do bagageiro interno do E175 dobrará de tamanho de forma similar ao já existente no E2, comportando agora uma mala maior por cliente. Iluminação ambiente da cabine, como do E2, estará igualmente disponível, bem como os novos assentos Recaro.

A conectividade via satélite estará disponível pela primeira vez no E175 permitindo com que os passageiros de negócios ou lazer permaneçam sempre ligados. Banda Ku e Ka estarão disponíveis para modernização até o final de 2026.

Além disso, as soluções de transferência de dados e o radar meteorológico serão atualizados para corresponder às capacidades do E2. Isto permitirá a transformação digital e a recuperação sem fio de dados de voo a partir do quarto trimestre de 2024. O radar meteorológico de última geração fornece deteção e alerta de turbulência, deteção preditiva de vento e varredura volumétrica 3D estará disponível a partir do segundo trimestre de 2026.

Melhorias do E2 

Consumo de combustível

Aumento de alcance

Melhoria do tempo de asa do motor GTF

Sistema de descolagem avançada

Otimização de cabine

Consumo de combustível – redução de 2,5%

O modelo E195-E2 está agora 12,5% mais eficiente em termos de consumo de combustível, quando comparado com aeronave concorrente. Até então, a diferença era de 10%.

O consumo de combustível nos E2 foi aprimorado em 2,5%, tornando-o 12,5% mais económico em termos de combustível do que a aeronave concorrente mais próxima. Ao entrar ao serviço, o E2 era notavelmente mais eficiente em termos de combustível do que o anunciado.

Alcance ampliado – de 2.600 para 3.000 milhas náuticas

O alcance do E195-E2 foi aumentado para 3.000 milhas náuticas. O novo Peso Máximo de Decolagem de 62.500kg foi recentemente certificado, o que proporciona essa melhoria de alcance.

Tempo em Asa do GTF – aumento de 10%

Melhorias nos motores E2 GTF aumentaram o tempo em asa (manutenção) em 10%. Isto é alcançado otimizando o empuxo de subida, que exige menos propulsão, reduzindo assim a degradação do motor e aumentando o tempo em asa.

Melhorias de Alcance/Carga Útil em Aeroportos Desafiadores

A Embraer revelou pela primeira vez o seu Sistema E2 de Descolagem Aprimorada. Este sistema automático de descolagem produz um momento de rotação e uma trajetória de voo mais precisos e eficientes, reduzindo o comprimento de pista necessário e a carga de trabalho do piloto. Isto significa mais carga útil e mais alcance em aeroportos com maiores restrições operacionais.

Estas melhorias conferem ao E2 o melhor desempenho da categoria em aeroportos como London City, Florença e Santos Dumont. Com um ganho de alcance de 350 milhas náuticas partindo de Londres, por exemplo.

Otimização de cabine – reduzindo espaços, adicionando uma fila, assentos Recaro

A otimização de cabine no E195-E2 permitiu que a Embraer acomodasse uma fila extra de quatro assentos na maioria das configurações. Por exemplo, uma aeronave configurada para 136 passageiros, agora poderá acomodar 140 pessoas. A capacidade máxima permanece em 146. Os assentos Recaro agora também estarão disponíveis como opção.