A TAP anunciou que devido ao estado de calamidade pública decretado pelas autoridades do Rio Grande do Sul, foi cancelada a operação aérea no aeroporto de Porto Alegre (POA).
A companhia sublinha que lamenta e acompanha esta situação, está solidária com todos os envolvidos e retomará a operação assim que possível.
De recordar que a TAP retomou no dia 29 de março de 2022 os voos para Porto Alegre, a segunda mais longa rota da TAP, a seguir a S. Francisco.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou estado de calamidade pública devido aos mais de 100 municípios impactados pelo temporal no estado. O decreto foi publicado na noite de quarta-feira, no Diário Oficial e permanecerá em vigor por 180 dias.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, foi encerrado, na noite desta sexta-feira, 3 de maio, “devido ao elevado volume de chuvas”. Ao longo do dia, 17 voos foram cancelados, entre chegadas e partidas.
Os temporais deixaram mais de 50 mortos no Rio Grande do Sul.
A Fraport, empresa que administra o terminal, afirmou que a suspensão das operações visa “garantir a segurança de funcionários e passageiros” e disse que a medida é por tempo indeterminado.
Porto Alegre regista cheias no Guaíba, com o nível ultrapassando 4,6 metros. Algumas ruas da Zona Norte, onde fica o aeroporto, estão alagadas. Além disso, os acessos rodoviários a Porto Alegre estão restritos.
Na quinta-feira, 2 de maio, o governador Eduardo Leite referiu-se à tragédia como “o maior desastre climático” da história do Rio Grande do Sul.
As chuvas fortes que caem no Rio Grande do Sul desde o fim de semana devem persistir por mais dias e há previsão de mais chuva ao longo do mês.