Este sábado, 28 de agosto, aterrou no Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, uma aeronave C-295M com um grupo de 19 afegãos.
Este foi o segundo transporte no espaço de 24 horas realizado pela Força Aérea Portuguesa, depois de o C-130H ter transportado, na sexta-feira, 27 de agosto, um grupo com 24 afegãos, a partir de Madrid.
De acordo com a Força Aérea Portuguesa, a aeronave saiu durante a madrugada de Figo Maduro, rumo a Paris, onde o grupo de afegãos embarcou e voltou a Figo Maduro.
A título de curiosidade o EADS C-295M é um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas e trem de aterragem retrátil.
O C-295M foi desenhado e construído com a finalidade de transporte militar de médio e curto alcance, com a parte traseira da fuselagem equipada com uma rampa/porta hidráulica que proporciona uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, evacuações médicas, vigilância e lançamento de cargas.
O C-295M é certificado para operações em quaisquer condições meteorológicas, em condições de regras de voo visual (VFR) e em regras de voo por instrumentos (IFR).