A companhia aérea portuguesa euroAtlantic airways (EAA) realizou, no passado dia 17 de julho, um voo de repatriamento de cerca de 100 passageiros entre Cabul e Paris, tendo como objetivo o repatriamento de cidadãos franceses residentes no Afeganistão, bem como de afegãos trabalhadores na embaixada de França, devido ao atual contexto em Cabul.
O voo foi fretado pelo Governo francês, que confiou a missão à euroAtlantic airways, confirmando, assim, a capacidade da companhia aérea de para levar a cabo este tipo de operações.
Eugénio Fernandes, CEO da euroAtlantic airways destaca: “Os nossos aviões e as nossas tripulações estão preparados para realizar estes voos em total segurança. A companhia está equipada para efetuar este tipo de transporte e a confiança que nos tem sido depositada é já reconhecida a nível internacional para auxiliar nesta e noutras missões”.
No próximo dia 31 de agosto, as tropas estrangeiras irão partir definitivamente do país, o que conduziu a que no passado dia 9 de julho, os Talibãs, antecipando essa retirada, afirmassem o controlo de cerca de 85% do território, através do lançamento de grandes ofensivas em todo o Afeganistão com a ocupação e captura de vários distritos.
Perante esta situação, no dia 17 de julho, a embaixada de França no Afeganistão declarou que não teria mais capacidade para garantir a segurança de uma evacuação dos seus cidadãos, com o avançar dos Talibãs em direção ao aeroporto internacional de Cabul.
O Embaixador de França no Afeganistão, David Martinon, marcou presença no aeroporto no momento de partida do voo que seguiu em direção a Paris. A representação diplomática francesa em Cabul permanece em funcionamento.