A EuroAtlantic foi contratada para realizar o transporte do novo contingente de militares portugueses para o Afeganistão.
O B767-300ER descolou no passado dia 21 de julho do Aeroporto Militar de Figo Maduro rumo a Kabul, tendo realizado uma escala técnica no Dubai.
O novo contingente é constituído por 128 militares portugueses e vão integrar a missão da NATO “Resolute Support” durante os próximos seis meses.
Estes militares constituirão três equipas em missão, nomeadamente, 118 militares do Exército português na Força de Reação Rápida e no Destacamento de Apoio Nacional, com a missão de vigilância e proteção ao aeroporto internacional “Hamid Karzai”, em Cabul, e uma equipa de aconselhamento de Operações Especiais, constituída por 8 militares (2 da Marinha e 6 do Exército).
Partiram, igualmente, dois militares do Exército português que assumirão funções no Quartel General desta missão da NATO.
A missão é, atualmente, comandada pelo General Austin Scott Miller, do Exército Norte-americano, e conta com a participação de 39 nações que compõem um contingente total de mais de 17.000 pessoas no terreno, entre militares e civis, com a missão de construir um futuro mais seguro para o Afeganistão.