Terão lugar entre os dias 25 e 28 de agosto, em Alcafozes, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, as celebrações de Nossa Senhora Do Loreto, Padroeira da Aviação.
Reza a tradição que a casa em Nazaré que serviu de habitação a Jesus, Maria e José, foi local de peregrinação durante treze séculos. Esta região, terá sido, devastada pelo Emir Alá-el-Din e a casa esteve, assim, quase a ser destruída. Segundo a mesma lenda, a casa e o seu recheio foi salva por anjos que conseguiram retirá-la e levá-la para Loreto, em Itália, no ano de 1294.
Transformou-se assim Loreto num local de peregrinação e devoção de muitos Papas. A 24 de março de 1920 (festa do Arcanjo S. Gabriel, mensageiro de Nazaré), o Papa Bento XV, acedendo ao desejo do Clero, declarou a Santíssima Virgem do Loreto, Padroeira Universal da Aviação.
A 12 de setembro desse mesmo ano, os aviadores reuniram-se em massa na Basílica do Loreto e fizeram, oficialmente, a consagração da sua Padroeira.
No ano seguinte a imagem foi destruída por um incêndio e em 1922, o Papa Pio XII benzeu a nova imagem da Virgem do Loreto, sem grandes diferenças em relação à anterior, sendo então esta acompanhada por aviadores da Capela Sistina para a Basílica do Loreto, onde chegou a 8 de setembro.
A iconografia tradicional da Senhora do Loreto apresenta-a vestida com um manto que cobre, quase na totalidade, o Menino Jesus, conferindo-lhe uma forma aerodinâmica cuja força propulsora será a dos anjos que a suportam.
Em Alcafozes, o povo e a própria Igreja, desconhecem as circunstâncias e a origem do aparecimento da imagem da Senhora do Loreto naquela zona, mas sempre lhe dedicaram grande devoção e os festejos em sua homenagem têm, para esta zona, grande significado e adesão.
Hoje a Capela da Santa, em Alcafozes, tem já um interessante e curioso espólio de ofertas relacionadas com a área da aviação civil, comercial e militar.
As Festas de Nossa Senhora do Loreto, Padroeira Universal da Aviação, são parte da vida de instituições ligadas à aviação.
(Informações: APTCA)