O Grupo Flybe, recentemente comprado por um consórcio integrado pela Virgin Atlantic anunciou que vendeu alguns dos slots que dispunha no Aeroporto de Gatwick à companhia espanhola Vueling.
Este negócio vem na sequência de slots disponibilizados pela Virgin à Flybe relacionados com a sua antiga companhia.
Já são conhecidos os valores envolvidos na venda, rondando os cinco milhões de euros, sendo pagos em duas tranches.
A primeira tranche deverá ser liquidada imediatamente e diz respeito à temporada de verão IATA19 e a segunda deverá ser liquidada em junho de 2019, dizendo respeito aos slots que serão utilizados na época de inverno IATA.
Acredita-se que os slots que serão adquiridos na primeira parcela correspondem à rota London-Newquay da Flybe, que servirá a empresa espanhola para cobrir os horários de verão.
Slot aeroportuário, ou simplesmente slot, é um termo usado na aviação para se referir ao direito de aterra ou descolar em aeroportos congestionados. Como unidade, um slot equivale a uma vaga que permite ao seu titular marcar uma aterragem ou uma descolagem num intervalo de tempo pré-determinado.
Já o Sistema de Alocação de Slots ou Coordenação de Slots é uma política internacional de planeamento e controle das operações de aterragens e descolagens em aeroportos saturados. O direito à titularidade de um slot ou série de slots é concedido pelo órgão regulador às companhias aéreas de acordo com a disponibilidade e capacidade do aeroporto, atendendo aos princípios de transparência, da imparcialidade e da não discriminação.