Em comunicado, a Groundforce Portugal indica que está a acompanhar e a seguir as medidas tomadas pelo Governo para a contenção de COVID-19 bem como todas as recomendações da Direcção Geral de Saúde.
A prioridade da Groundforce Portugal é, desde o primeiro momento, garantir a segurança e a protecção de passageiros e de colaboradores.
Neste sentido foram implementados, desde o início do surto COVID-19 (22/01/2020), um conjunto de medidas preventivas, nomeadamente:
– A comunicação permanente com os trabalhadores, para informar, alertar e preparar as pessoas para este contexto;
– A implementação dos Planos de contingência quer do Aeroporto, quer das várias empresas da comunidade Aeroportuária (ativaram-se os Grupos de Resposta à Emergência onde a Groundforce Portugal se insere);
– A instalação e distribuição de dispensadores de gel desinfetante nos locais com maior concentração de trabalhadores, em complemento aos dispensadores disponibilizados pelos aeroportos;
− Supressão da picagem de ponto em sistemas biométricos;
− Cancelamento de todas as formações externas, com excepção de formações internas de caráter obrigatório para a continuidade do negócio, com redução de formandos em 50% em sala;
− Identificação dos trabalhadores em grupos de risco, e após a validação dos mesmos, identificação das possíveis medidas de proteção desses trabalhadores com o consequente afastamento da operação, nomeadamente os seguintes grupos de risco:
Idade superior a 60 anos;
Gravidez;
Diagnóstico de doença crónica;
Diabetes;
Doença respiratória crónica;
Doença cardíaca crónica;
Tratamento de doença oncológica;
Tratamento de doenças autoimunes (artrite reumatoide, esclerose múltipla,…);
Seropositivos (HIV);
Transplante de órgão ou transplante de medula.
− Passagem a “teletrabalho” de colaboradores com funções passíveis de desempenhar em home office;
− Encerramento do Blue Lounge até nova data a anunciar;
− Encerramento da sala do serviço Groundcare;
− Limitação do número de pessoas nas salas de descanso;
− Limitação da lotação dos refeitórios da empresa;
− Implementação da Distância de Segurança e de afastamento social para os locais de maior aglomeração, nomeadamente refeitórios, salas de convívio, filas de espera, etc.
− Reforço de higienização dos autocarros de transporte de passageiros e de tripulações;
− Reforço de higienização das áreas de trabalho
– Balcão de Serviço ao Cliente – definição e limitação da distância de segurança entre o balcão de atendimento e a zona de espera do primeiro passageiro a ser atendido;
− Lost & Found – definição e limitação da distância de segurança entre a mesa de atendimento e o passageiro;
− Documentação de Carga – definição e limitação da distância de segurança entre o balcão de atendimento e a zona de espera do primeiro passageiro a ser atendido –
− Portas de aceitação e entrega de Carga – definição e limitação da distância de segurança entre o trabalhador e o cliente;
− Balcão de Check-in Groundcare – Aeroporto de Lisboa– definição e limitação da distância de segurança entre o balão de atendimento e o passageiro;
− Limitação do número de passageiros por autocarro de transporte de passageiros de/para as aeronaves, para 35 passageiros (ao invés de 80);
− Limitação do número de trabalhadores a transportar por navette para 5 (ao invés de 9).
A Groundforce Portugal sublima que continua atenta a todos os desenvolvimentos e a trabalhar em coordenação com as autoridades nacionais bem como com o gestor da infraestrutura aeroportuária em cada um dos Aeroportos onde estamos presentes.
Atendendo à natureza dinâmica do contexto epidemiológico e a incerteza científica quanto às características deste vírus, de forma a adequar e flexibilizar a resposta, proceder-se-á revisão destas medidas, sempre que tal se mostre necessário, com as informações emanadas pelas autoridades de saúde.