A Helitrans, da Noruega, tornou-se o primeiro cliente a receber os novos helicópteros Airbus utilizando o processo de e-Delivery concebido para permitir as entregas assegurando o cumprimento das restrições ao nível sanitário e de segurança impostas pela COVID-19. Baseada em Trondheim, a Helitrans de aceitou formalmente os dois últimos H125 na sua frota, na sequência de uma série de ações que permitiram cumprir todos os requisitos do processo normal sem necessidade de reuniões ou viagens físicas.
O sistema baseia-se na aceitação, por parte do cliente, dos resultados dos testes de voo e das inspeções efetuadas pelo staff autorizado da Airbus, em vez dos seus próprios colaboradores que normalmente executam essas tarefas. A informação sintetizada foi apresentada através de uma videoconferência em linha com os representantes da Airbus Helicopters, do concessionário autorizado Østnes e da Helitrans, permitindo a transferência formal do título de propriedade. Finalmente, os helicópteros foram levados por transporte rodoviário para a Noruega, para serem recebidos pelo cliente em Trondheim.
O vice-presidente executivo da Airbus Helicopters, Ben Bridge, afirmou: “Estamos perfeitamente conscientes dos desafios enfrentados pelos nossos clientes no atual ambiente difícil e estamos a fazer tudo o que podemos para os apoiar – incluindo a manutenção de entregas programadas. Ao mesmo tempo, a saúde e a segurança dos nossos colaboradores são a nossa prioridade. Felizmente, ao longo dos anos, construímos um nível de confiança com clientes-chave que tornou possível este processo inovador”.