A Icelandair anunciou no ano passado que iria substituir os Boeing B757 por Airbus A321XLR e numa primeira fase iria operar com Airbus A321neo.
Hoje surgiu na fábrica da Airbus, em Hamburgo, o primeiro Airbus A321neo para a Icelandair. Trata-se da aeronave com o número de série 12213 e futuro TF-IAA.
A Icelandair encomendou 13 aeronaves Airbus A321XLR com direitos de compra para 12 aeronaves adicionais.
De acordo com as informações, as entregas aeronaves começam a ser entregues a partir de 2029.
Bogi Nils Bogason, Presidente e CEO da Icelandair, disse: “Estamos felizes em anunciar que chegámos a uma conclusão sobre a futura frota da Icelandair. Decidimos que as aeronaves Airbus A321XLR e A321LR, tornar-se-ão as sucessoras do Boeing 757 que estamos gradualmente a realizar o seu phase-out. O Boeing 757 tem sido a pedra angular das operações da Icelandair desde 1990. As suas capacidades únicas sustentaram o desenvolvimento bem-sucedido da nossa extensa rede de rotas e hub transatlântico competitivo, aproveitando a localização geográfica única da Islândia para ligar a América do Norte e a Europa via Islândia. A excelente aeronave da Airbus não nos permitirá apenas desenvolver ainda mais o nosso modelo de negócios comprovado de voos transatlânticos, mas também abrirá oportunidades para o crescimento futuro ao entrar em novos e excitantes mercados”.
Mesmo antes da entrega das primeiras aeronaves A321XLR, a Icelandair vai começar a operar aeronaves Airbus em 2025, com a introdução de quatro Airbus A321LR arrendados para esse fim.
As aeronaves A321XLR e A321LR fazem parte da Família Airbus A320neo de aeronaves de fuselagem estreita que oferecem excelente alcance, eficiência de combustível e emissões de carbono mais baixas. A implementação da aeronave reduzirá os custos operacionais, apoiará ainda mais as metas de sustentabilidade da Icelandair e oferecerá uma experiência excepcional ao cliente por meio do design da aeronave e de seus recursos exclusivos.
As aeronaves Airbus terão cerca de 190 assentos no layout da Icelandair. Em comparação, a aeronave Boeing 757-200 tem 183 passageiros, enquanto o 737 MAX 8 e o 737 MAX 9 têm capacidade para 160 e 178 passageiros, respectivamente.
A companhia aérea sublinha que as aeronaves Boeing 757, 767 e 737 MAX continuarão a ser importantes para as operações da Icelandair nos próximos anos.