A Indra anunciou que irá fornecer sistemas Surface Awareness Initiative (SAI) para a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), autoridade de aviação civil que administra o tráfego aéreo do país.
A FAA homologou a solução SAI da Indra, a AeroBOSS, para melhorar a visão situacional do controlo de tráfego aéreo e reduzir o risco de incursões nas pistas, que têm vindo a aumentar a nível global nos últimos anos. A solução poderá ser implementada nas mais de 250 torres de controlo de tráfego aéreo com funcionários da FAA e em qualquer dos cerca de 200 aeroportos adicionais geridos através do programa Federal Contract Tower da FAA que o venha a solicitar.
A FAA incluiu a tecnologia SAI da Indra na sua Lista de Produtos Qualificados (QPL) para a sua aquisição e implementação nos aeroportos dos EUA. Esta solução inovadora utiliza tecnologia de vigilância ADS-B para receber dados sobre a posição de aeronaves e conexões de satélite e redes 5G para transmiti-los e reportar movimentos de aeronaves de superfície aos controladores de tráfego aéreo. O sistema contribui para uma gestão mais abrangente da segurança aeroportuária e reduz o risco de incidentes de superfície.
A Indra refere que concluiu com sucesso a implementação inicial do seu sistema SAI no Aeroporto Dallas Love Field, no Texas. Esta tecnologia permite melhorar a monitorização automática da superfície através do sistema de vigilância ADS-B e da conectividade cloud, e é também caracterizada pela rapidez de implementação e capacidade de execução.
O sistema SAI da Indra permite aos controladores de tráfego aéreo obterem uma visão abrangente da situação e da posição das aeronaves no solo e na pista, prevenindo de forma eficaz possíveis incidentes e garantindo a segurança do aeroporto e dos passageiros. A Indra espera que os aeroportos dos Estados Unidos, de grande e média dimensão, venham a adotar esta tecnologia nos próximos anos.
Entretanto, a Indra renovou o seu acordo exclusivo de fornecimento de sistemas DME (Distance Measuring Equipment) à FAA, através da qual já entregou mais de 250 conjuntos de equipamentos.
Os sistemas DME orientam as aeronaves durante a sua aproximação ao aeroporto e ao longo das suas rotas. Inovação e eficiência na tecnologia de aviação Com a assinatura deste acordo-quadro, a Indra reafirma a sua posição na vanguarda das soluções tecnológicas no mercado norte-americano, para modernizar o tráfego aéreo, definir a forma de voar e gerir o espaço aéreo do futuro, com o compromisso de tornar a aviação ainda mais segura, eficiente e sustentável.
Para além da FAA, a Indra fornece sistemas de ajuda à navegação aérea para a Força Aérea e para a Marinha dos EUA.