A companhia indiana Jet Airways foi obrigada a parar quatro dos seus aviões por falta de pagamento aos seus lessors.
A Jet Airways é a segunda maior companhia aérea da Índia mas tem passado por dificuldades financeiras nos últimos tempos, sendo reflexo e consequência da situação financeira, também complicada, da Etihad Airways, uma das grandes accionistas da companhia.
Outros problemas que atingiram também a companhia foi o aumento do preço do combustível, a desvalorização da rúpia e principalmente a forte concorrência da IndiGo e da GoAir.
Segundo as últimas informações, a companhia tem uma dívida de $1,14 bilhões de dólares.
A Jet Airways parou quatro dos seus aviões após os lessors reclamarem a posse dos aviões.
Em declarações à Reuters uma pessoa próxima da companhia: “A paciência está a acabar para alguns lessors não estando convencidos sobre um plano viável de recuperação da Jet Airways. Ninguém quer ser o último a retomar as aeronaves”.
O medo dos lessors neste momento não é infundado, uma vez, que em pouco mais de dois anos diversas companhias encerraram a sua actividade: Air Berlin, Vim Airlines, Primera Air, Monarch, NIKI e recentemente a Germania.
A Jet Airways na sua carteira de lessors tem: a AerCap Holdings NV, BOC Aviation Ltd, Avolon, GE Capital Aviation Services, Aircastle Ltd, DAE Aerospace, SBMC Aviation Capital e Jackson Square.
A companhia recentemente emitiu um comunicado a indicar: “a companhia está a fazer todos os esforços necessários para minimizar o impacto na sua rede devido à paragem de 4 aeronaves, estando activamente a informar e a reacomodar os passageiros afectados”
A frota da Jet Airways é composta por: ATR 72, Airbus A330, Boeings 737 NG, 737 MAX e 777-300ER.