Todos os anos, no dia do seu aniversário, a 7 de outubro, a KLM revela uma nova casa em miniatura para marcar a efeméride. A casa deste ano é uma miniatura em Delftware do Teatro Tuschinski em Amesterdão.
Esta nova casa é apresentada apenas três semanas antes do cinema Tuschinski comemorar o seu próprio centenário. Este impressionante cinema foi inaugurado a 28 de outubro de 1921 pelo imigrante polaco Abraham Icek Tuschinski. Com Hermann Ehrlich e Hermann Gerschtanowitz, Tuschinksi havia já construído um império dedicado à sétima arte em Roterdão quando um pedaço de chão perto do Munt (uma torre e uma praça) em Amesterdão chamou a sua atenção.
Linhas requintadas e uma linda pedra
O cinema que aí surgiu reunia vários estilos arquitetónicos: Amsterdam School, Jugendstil e art déco. Quando foi inaugurado, o jornal Het Vaderland escreveu: “A fachada monumental do Tuschinski, com as suas linhas requintadas e uma linda pedra, oculta o jogo de luz que triunfa lá dentro“. Esta combinação de estilos ecoa por todo o edifício em murais coloridos e no ambiente brilhante das suas lâmpadas ornamentais.
Abraham Tuschinski organizou estreias de filmes de gala em Roterdão e Amesterdão, que atraíram grandes estrelas internacionais da época. Apresentou igualmente o tapete vermelho à Holanda. O atual proprietário do cinema, a Pathé, realizou extensos trabalhos de restauração no edifício, recriando o seu ambiente único. No início deste ano, o Tuschinski foi proclamado o cinema mais bonito do mundo pela revista britânica Time Out.
“Agora que o mundo começa gradualmente a reabrir-se, esperamos levar os nossos clientes a locais culturais especiais, como o cinema Tuschinski. Tal como a KLM, o Tuschinski tem uma longa história. A filosofia de Abraham Tuschinski, criando o sentimento caloroso de casa e oferecendo aos clientes uma experiência memorável, é o que a KLM também representa. O Teatro Tuschinski é uma bela adição à coleção de casas-miniatura Delftware da KLM“, afirmou Pieter Elbers, CEO da KLM.
Sobre as casas-miniatura da KLM
A KLM apresenta, desde a década de 1950, casas Delftware em miniatura que contêm gin ‘Bols Jenever’ para os passageiros da World Business Class dos voos intercontinentais. As casas são réplicas de edifícios emblemáticos dos Países Baixos e são muito procuradas enquanto artigos de colecionador. Desde 1994, o número da casa corresponde à idade da KLM, com uma nova miniatura a ser acrescentada à coleção todos os anos por volta do aniversário da KLM a 7 de outubro.