Últimas Notícias:
×

L3 Harris vai encerrar escola de pilotos em Ponte de Sor


 

O dinheiro vivo noticiou hoje que a L3Harris AIrline Academy, antiga Aerocondor, vai fechar portas este mês, deixando sem emprego 90 funcionários.

O jonal refere que a multinacional vendeu a operação em Portugal ao fim de cinco anos, tendo já a Câmara lamentado decisão “abrupta e inesperada”.

A L3Harris Airline Academy em Ponte de Sor, antiga Aerocondor, no distrito de Portalegre, vai fechar portas já no final do mês de setembro. A academia de formação de pilotos estava, desde 2017, nas mãos da empresa norte-americana L3 Technologies, que vai retirar-se do negócio em Portugal, deixando sem emprego 90 trabalhadores. A multinacional, que detém centros de formação no Reino Unido e nos Estados Unidos, esclarece ao Dinheiro Vivo que a decisão surge depois “de uma análise ao portefólio global do grupo”, realizada com o intuito de garantir “que a presença internacional das academias de formação está em linha com a procura”. “De forma a assegurar o melhor resultado possível para a operação das nossas escolas estamos, lamentavelmente, a cessar a nossa atividade em Portugal”, confirma fonte da L3Harris.

A notícia foi recebida com surpresa pela autarquia, que vê esta saída do município como “abrupta e inesperada”. “Lamentavelmente a Câmara Municipal de Ponte de Sor não foi atempadamente consultada sobre esta decisão unilateral da empresa. Cerca de nove dezenas de trabalhadores ficarão momentaneamente em situação de desemprego e verão os seus direitos devidamente salvaguardados”, assegura a câmara em resposta ao Dinheiro Vivo.

“Sendo a dimensão do nosso cluster aeronáutico considerável e reconhecida, julgamos que todos terão oportunidades junto das restantes empresas já instaladas no Aeródromo, das que estão em instalação neste momento, e das que brevemente farão também parte deste ecossistema“, acrescenta a autarquia.

O campus da L3Harris Airline Academy, com mais de 24 mil metros quadrados, localizado no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, não ficará muito tempo vazio. A garantia é dada pela autarquia liderada por Hugo Pereira Hilário, que adianta já ter em mãos o projeto da nova empresa que ali irá operar. “As instalações, que são propriedade do município, serão prontamente ocupadas por uma outra operadora da mesma área de negócio, que adquiriu os ativos da empresa L3Harris. A empresa que chegou a acordo com a L3, cujo plano de negócios já é do conhecimento da autarquia, propõe-se a criar condições para ter ainda mais estudantes num curto prazo, fazendo assim um aproveitamento pleno das infraestruturas de excelência de que irá dispor”, informa a Câmara, sem deslindar, no entanto, o nome da nova empresa que irá ali instalar-se.

A multinacional de tecnologia especialista em defesa aeroespacial, com sede na Florida, nos Estados Unidos, chegou a Ponte de Sor em 2017 com o objetivo de expandir o segmento de negócio de formação na Europa. A norte-americana comprou a operação da GAir, a escola de pilotos então liderada pelo empresário Carlos Saraiva, e assumiu o negócio com ambiciosos planos de expansão.